O Core no treinamento esportivo.





"Core" é o centro de produção de força e geração de estabilidade, e manutenção do alinhamento postural no corpo humano e trabalhá-lo é fundamental para obter ótimo desempenho desportivo. Esse treinamento tem sido usado em diversas modalidades esportivas também para condicionamento e reabilitação. A área do Core funciona como uma transmissão, permitindo que os membros inferiores e superiores consigam trabalhar na sua potência e resistência máxima. A falta de força da região do Core pode aumentar o risco de lesões.

Se você já sofreu trauma esportivo nas costas, virilha, joelho ou tendões, deverá realizar esse treinamento de reequilibrio da região do Core como base para qualquer tipo de lesão e incremento no trabalho de reabilitação. Dentro do repertório de estabilidade do núcleo existe uma enorme variedade de exercícios. A adequação dos mesmos será programada pelo fisioterapeuta de acordo com os parâmetros encontrados e as necessidades terapêuticas de cada indivíduo.

Foto: Bruno Oishi

Está comprovado, por exemplo, que no movimento do chute o músculo transverso do abdomen contrai primeiro que o quadríceps. A sobrecarga progressiva é um dos princípios fundamentais da execussão dessa terapia. Você começa a exercer um nível baixo e administrável e, dando-lhe tempo suficiente entre as sessões de recuperação, esta dosagem de formação inicial produz uma resposta positiva da formação. Depois de certo tempo seu corpo se adapta e assim você pode aumentar a dosagem para a produção de novos aumentos de fitness. Se não houver evolução, então o seu nível de aptidão física estaciona. Um músculo trabalhado começa a reagir fisiologicamente aos estímulos a partir da 5ª semana.

Espero ter podido explicar e esclarecer um pouco sobre o Core e a fisioterapia Desportiva.

Até a Próxima!

Bruno Oishi.




Potencialize seu aprendizado e tenha acesso à dezenas de EBOOKS sobre Educação Física de forma gratuita clicando aqui




Comente:

Nenhum comentário

Comentários ofensivos não serão publicados!