Desempenho esportivo das mulheres se aproxima dos homens




EUATLETA mulheres e homens (Foto: Getty Images)
O crescimento do interesse pela prática de esportes nas últimas décadas provocou também um verdadeiro fenômeno cultural. A mulher que até algum tempo atrás era quase "proibida" de praticar esportes por conceitos absolutamente arcaicos como "o esporte masculiniza" felizmente ganhou seu devido espaço e hoje compartilha e até mesmo compete com o homem em diversas modalidades esportivas.

Esta "competição" que passou a existir entre o homem e a mulher origina sempre uma discussão a respeito dos limites de cada um e principalmente o questionamento sobre a possibilidade da mulher competir em condições de igualdade ou superar o desempenho masculino. Publicações científicas recentes relatam que a diferença de desempenho na maioria das modalidades olímpicas entre o homem e a mulher diminuiu significativamente ao longo do século passado. Entretanto esta diferença se estabilizou desde o final da década de 80.

As diferenças se estabilizaram da seguinte forma: Para modalidades de corrida, o desempenho masculino é cerca de 10% melhor. Para a natação 9% e para modalidades  de salto 17 %. Estas diferenças se estabilizaram e as melhoras de recordes nas respectivas provas ocorrem com a mesma ordem de grandeza para ambos.

Os fatores responsáveis pelas diferenças são tanto anatômicos quanto fisiológicos, devido a diferenças genéticas, hormonais, metabólicas e anatômicas. Os homens tem mais massa muscular, menos gordura corporal, maior débito cardíaco, maior número de hemácias no sangue, além das diferenças dos hormônios testosterona no homem e estrógeno na mulher.

Entretanto, existem  modalidades em que qualidades físicas outras como flexibilidade, agilidade  e até coordenação motora são prevalentes e a mulher leva vantagem.

Na realidade não se trata de estimular uma competição entre os sexos e sim de respeitar as diferenças, e principalmente enaltecer o quanto a mulher ganhou  espaço tanto no esporte como na sociedade e felicitar as mulheres neste seu dia especial!

Fonte


Potencialize seu aprendizado e tenha acesso à dezenas de EBOOKS sobre Educação Física de forma gratuita clicando aqui




Comente:

Nenhum comentário

Comentários ofensivos não serão publicados!