Saiba mais sobre o Crossfit







O CrossFit é um treino onde o objetivo é a alta intensidade, podendo ser em forma de circuito, que deve ser realizado de 3 a 5 vezes por semana e que requer algum condicionamento físico porque há muito pouco tempo de descanso entre cada exercício. 

O objetivo do Crossfit é trabalhar com esses movimentos e potencializar todas as principais capacidades físicas do ser humano, como a resistência cardirrespiratória, a resistência muscular, a flexibilidade, força, coordenação, potência, agilidade, equilíbrio e velocidade.

As aulas parecem um treinamento militar, mas procura respeitar o limite de cada um mesmo sendo uma aula prescrita em grupos. É o nível de condicionamento físico do praticante que vai ditar também sua prática. A ideia aqui é superação, sair da zona de conforto, utilizando muitos movimentos que se aproximem do dia a dia e outros mais complexos que engloba, vários movimentos em um único exercício.

Para isso, as aulas seguem três princípios: movimentos funcionais, variação constante e alta intensidade. Esses princípios acabam limitando um pouco a prática para populações especiais. Para empregar o Crossfit nessas situações seria necessária uma prescrição individualizada.

Existem nove exercícios que são característicos dessa modalidade divididos em três categorias: squats (agachamentos), press (movimento de empurrar a barra) e deadlifts (levantamento terra com a barra). Esses exercícios podem ser alternados com outros para ter variação no treino e não cair na monotonia de repetir sempre o mesmo treino.

Já os benefícios do CrossFit são:
  • Aumenta a força física;
  • Aumenta a flexibilidade corporal;
  • Aumenta a auto-estima e a disposição;
  • Reduz o percentual de gordura corporal;
  • Diminui o estresse;
  • Previne lesões corporais;
  • Promove uma definição muscular;
  • Pode ser praticado por qualquer pessoa, inclusive grávidas, desde que esteja acompanhada por um profissional qualificado.
Por causa das suas características, o Crossfit tem sido muito usado para atletas em várias modalidades para complementar o treinamento físico a ser realizados. Esportes de lutas usam muito o Crossfit. Inclusive atletas de destaques no crossfit saíram do Judô.

Portanto, usar o Crossfit no treinamento físico de atletas pode ser uma boa pedida.

O material Treino Funcional e Cross - Passo a Passo (em vídeo) foi elaborado como auxílio para acadêmicos e professores de Educação Física que pretendem trabalhar com seus alunos e clientes, podendo ser individualmente ou na parte coletiva , com atividades físicas voltadas para a promoção de bem estar, saúde, emagrecimento e ganho de massa muscular. Clique aqui e saiba mais!


Potencialize seu aprendizado e tenha acesso à dezenas de EBOOKS sobre Educação Física de forma gratuita clicando aqui




Comente:

Nenhum comentário

Comentários ofensivos não serão publicados!