Protocolos de Treino Intervalado (Hiit) em esportes





HIIT é uma sigla inglesa para "High Intensity Interval Training", ou seja, treino intervalado de alta intensidade. Isso significa que o treino HIIT é todo aquele treinamento em que a pessoa atinge picos de alta intensidade intercalados com períodos de descanso

O Treinamento Intervalado é caracterizado por uma FASE DE ESFORÇO, estabelecida de acordo com uma carga escolhida, conforme o objetivo específico a ser treinado, alternada com uma FASE DE RECUPERAÇÃO (intervalos de repouso), que são regulados e regidos por determinadas normas pré-estabelecidas, onde a duração dessa pausa, o caráter e o modelo do repouso apresentam uma importância idêntica a FASE DO ESFORÇO.

Atualmente alguns protocolos de HIIT estão famosos nas redes sociais, o que facilita muito o acesso a informação, porém, os interessados não possuem o conhecimento técnico suficiente que lhe permitam adotar critérios para escolher o que melhor se adéqua a sua realidade individual e, também, avaliar se o seu nível de capacidade aeróbia (VO2máx) possibilita utilizar este método de treinamento, como por exemplo os citados abaixo:

Protocolo Tabata: criado pelo japonês IzumiTabata, utilizado inicialmente com Patinadores Olímpicos e depois utilizado em outras dinâmicas.

Ex.: 8 séries de 20" com Intensidade Máxima (All Out) com 10" de Intervalo

Protocolo Gibala: criado pelo canadense Martin Gibala.  

Ex.: 3 Minutos de Aquecimento

Treinados:

8 a 12 séries de 60" com Intensidade Máxima (All Out) com 75" de Intervalo

Iniciantes:

10séries de 60" com 60% com 60" de Intervalo

Protocolo Timmons: criado pelo inglês Jamie Timmons.

Ex.: 3 séries de 20" com Intensidade Máxima (All Out) com 2' de Intervalo Ativo, com uma frequência de 3 vezes por semana.

Protocolo Q48: criado pelo brasileiro Vinicius Possebon.

Ex.: 10 minutos de Exercícios Calistênicos Variados, com uma frequência de 3 vezes por semana.

Antes de iniciar treinamentos desta natureza, utilizando qualquer um destes protocolos, sugerimos que procure um Profissional de Educação Física, especialista em treinamento personalizado, que será capaz de orientar quais exames médicos básicos e complementares são necessários para afastar todos os principais fatores de risco cardiovasculares, favorecendo assim a montagem de um treino capaz de proporcionar os resultados desejados com um baixo risco para a saúde.

Curso Prescrição do TREINAMENTO HIIT baseado em Evidências Científicas

O curso Prescrição do TREINAMENTO HIIT baseado em Evidências Científicas é destinado a Profissionais da Educação Física que desejam prescrever o TREINAMENTO HIIT com segurança e embasamento científico. Clique aqui e saiba mais!


Potencialize seu aprendizado e tenha acesso à dezenas de EBOOKS sobre Educação Física de forma gratuita clicando aqui




Comente:

Nenhum comentário

Comentários ofensivos não serão publicados!