Propriocepção para prevenir lesões no Futebol







Muitos programas de prevenção de lesão no futebol são facilmente encontrados por meio de uma rápida pesquisa na internet. O mais conhecido deles é o FIFA 11+, desenvolvido pelo Departamento Médico da FIFA (F-MARC). São programas baseados em séries de exercícios que buscam corrigir os desequilíbrios mais comuns entre os jogadores de futebol e que estão associados às lesões mais preocupantes em termos de frequência e gravidade.

A propriocepção, feita com bases instáveis e movimentos específicos, vai fazer com que os mecanismos proprioceptivos das articulações, consigam controlar de forma mais específica, os movimentos.

Com isso, movimentos mais abruptos, como uma entrada de um adversário ou mesmo uma leve torção, tem um impacto menor em termos de lesão.

No caso de atletas de alto rendimento, porém, os exercícios preventivos devem idealmente ser planejados individualmente, com base em testes clínicos ou exames como a dinamometria manual ou isocinética. Estas mesmas avaliações, quando possível, devem ser feitas também por atletas amadores, em clínicas especializadas. Isso porque as necessidades podem variar bastante, mesmo considerando atletas no mesmo esporte e no mesmo nível de competição.



Potencialize seu aprendizado e tenha acesso à dezenas de EBOOKS sobre Educação Física de forma gratuita clicando aqui




Comente:

Nenhum comentário

Comentários ofensivos não serão publicados!