Pilates: o uso da Bola Suíça no método







O Método Pilates é um sistema de condicionamento físico que possui ênfase em todo o corpo. Pode ser indicado para qualquer pessoa, independente da sua condição física. 

Um dos acessórios mais comuns do Pilates e possivelmente um dos mais utilizados nessa modalidade, devido à sua versatilidade, é a Bola Suiça. Utilizada especialmente para exercícios que demandam força e equilíbrio corporal, esse item é indispensável no seu estúdio!

Também conhecida por Fitball, foi desenvolvida na década de 70 na Suiça, daí vem seu nome. A bola surgiu para ser utilizada na reabilitação postural e neurológica e é fabricada em um tipo de borracha bastante resistente podendo suportar até 150 kg de pressão sobre ela.

Por ser uma superfície instável, a Fitball pode ser utilizada como ferramenta para desenvolver no aluno equilíbrio, fortalecimento muscular global, coordenação motora, consciência e fortalecimento abdominal.

Como o Método Pilates passou por algumas modificações com o passar do tempo, incluiu-se exercícios com bolas, que compõe o Pilates contemporâneo, e cada vez mais encontramos estúdios e aulas de Pilates solo utilizando as bolas para diversificar as aulas.

A Fit ball pode ser um ótimo acessório para vários trabalhos:

  • Para força para membros superiores, membros inferiores e tronco. Por exemplo: serve de peso para flexão de braços; rolamentos trabalhando tronco; utilizando seu peso e sua forma para o trabalho da musculatura abdominal; pressionando com as pernas para trabalhar adutores de coxa;
  • Para flexibilidade e relaxamento (pode ser um facilitador ou agravante em alongamentos para o corpo todo e auxilia nos exercícios de relaxamento);
  • Para equilíbrio e coordenação (beneficia a coordenação motora durante os exercícios e a correção postural e exige também do equilíbrio em movimentos de sustentação e apoio, já que é uma superfície instável e o corpo precisa manter o equilíbrio a todo momento durante a atividade);
  • Condicionamento aeróbico (a Fitball pode ser utilizada para diversas atividades rítmicas).

É muito importante que o professor alerte o aluno sobre a instabilidade e insista que ele esteja sempre muito atento e concentrado para evitar acidentes. Na reabilitação, os pacientes podem usufruir do conforto e da mobilidade que a bola pode trazer durante a sessão.

Para isto, devemos sempre lembrar que será necessário a utilização de todos os princípios do Método Pilates, destacando a centralização (organização de cintura escapular e pélvica + a contração do powerhouse) e também a respiração que deve estar associada a todo o momento na execução dos exercícios de fortalecimento abdominal.

Lembrando que o trabalho em superfícies instáveis, mesmo tendo a ação primária na flexão de coluna, promove a ativação de musculaturas profundas, como estabilizadoras e também, os músculos de quadril, tronco, membros superiores e inferiores.

Toda a ativação é feita para manutenção da postura, podendo então ser chamado de trabalho corporal global.

O treinamento e a aprendizagem devem ser gradativos para que o aluno/paciente consiga executar os exercícios de Pilates com acessórios com muita segurança. Uma preocupação importante que o professor deve ter antes de iniciar atividades em superfícies instáveis é perguntar para o aluno sobre labirintite ou demais patologias que afetem o equilíbrio.

Podem ser adquiridas em diferentes tamanhos, que devem ser utilizados observado a altura de cada aluno. A recomendação é a seguinte:

  • Bola de Pilates pequena (até 55 cm): Para alunos que medem entre 1,60 – 1,75 cm
  • Bola de Pilates média (65 cm): Para alunos que medem entre 1,75 cm – 1,95 cm
  • Bola de Pilates grande (75 cm ou mais): Para alunos que medem mais de 1,95 cm

A recomendação é adquirir pelo menos os 3 tamanhos acima mencionados, possibilitando aos instrutores do seu estúdio que atendam à alunos de todas as alturas.

A pressão da bola também influencia no seu uso: quanto mais cheia estiver a bola, mas difícil será a execução do exercício de fortalecimento abdominal no Pilates com acessórios.

Para finalizar, vou te sugerir um curso online de Pilates com Acessórios, com um bom custo x benefício. Este curso tem como objetivo ajudar a montar estratégias de adaptação dos exercícios, dar maior possibilidade de variações para quem trabalha sem os aparelhos de Pilates e introduzir o método de forma mais simples para quem tem dúvidas se quer fazer uma formação completa no método. Clique aqui e saiba mais!



Potencialize seu aprendizado e tenha acesso à dezenas de EBOOKS sobre Educação Física de forma gratuita clicando aqui




Comente:

Nenhum comentário

Comentários ofensivos não serão publicados!