Profissional de Educação Física no Condicionamento Físico







O condicionamento físico é um fator muito importante para o indivíduo, independentemente se ele é atleta ou não. Assim, é necessário dar a devida importância para isso.

O condicionamento físico pode ser definido como a capacidade que o corpo tem de realizar atividades motoras específicas. Assim, por meio de exercícios físicos, os órgãos são condicionados a funcionarem de maneira eficaz e a obterem bom desempenho quando necessário. São alguns deles: músculos, coração, pulmões e vasos sanguíneos.

Importância do condicionamento físico

Saber reconhecer como o condicionamento físico pode melhorar a nossa vida é fundamental para que possamos nos convencer de sua importância e assim, termos disciplina e dedicação ao treinamento físico.

Inúmeras são as áreas beneficiadas com um bom condicionamento, listarei algumas delas a seguir:

  • Mais disposição;
  • Capacidade de fazer melhor as atividades do dia a dia;
  • Ganho na saúde;
  • Possibilidade de se exercitar com mais facilidade;
  • Controle do peso corporal;
  • Melhora na qualidade do sono;
  • Dentre outros.
Para alcançar esse objetivo, é necessário que um profissional de educação física acompanhe seu aluno, ditando e ajudando na execução dos exercícios, instruindo no repouso e na alimentação, dentre outras atividades.  Veja algumas atividades que podem ser realizadas.

Corridas

A corrida é a melhor atividade aeróbica para melhorar o condicionamento físico. Além de trabalhar a musculatura de praticamente todo o corpo, o exercício ativa o sistema cardiovascular e respiratório — aumentando, assim, o seu desempenho como um todo.

No entanto, se você não está acostumado, o ideal é iniciar os treinos intercalando períodos de caminhadas e corridas. Você pode, por exemplo, começar andando 200 metros e correndo 100. Com o tempo, intensifique o ritmo e diminua a caminhada.

Treinos funcionais

Os exercícios funcionais são aqueles que utilizam do peso do corpo e o auxílio de alguns poucos materiais de ginástica para treinar o organismo em aspectos como o fortalecimento muscular, a coordenação motora, a concentração e, é claro, o condicionamento físico.

Como são desenvolvidos e adaptados de acordo com o perfil do praticante, os treinos funcionais são capazes de evoluir seu condicionamento físico gradativamente, melhorando sua resposta para exercícios mais intensos

Natação

Você já deve ter ouvido muitos especialistas em saúde falar que a natação é um exercício completo, que treina toda a sua musculatura corporal e a capacidade motora do seu organismo em apenas um exercício. A natação também é um excelente treino para seu condicionamento físico, visto que ela lhe ajuda a praticar uma respiração mais eficiente e inteligente para seguir nadando.

Assim como o treino funcional, a natação pode ser iniciada gradativamente, tendo seus exercícios evoluídos aos poucos, de acordo com sua evolução no condicionamento físico, habilidade e força muscular.

Treinos em escadarias

Assim como as ladeiras, as escadas também demandam do nosso corpo um esforço muito intenso. Além disso, ao subir e descer os degraus mexemos dois músculos pouco trabalhados na corrida: a panturrilha e o quadríceps.

No entanto, o exercício pode ser perigoso se a pessoa tiver problemas no joelho, já que ele costuma sobrecarregar essa região. Por isso, jamais se exercite sem consultar previamente um profissional.

É possível realizar a atividade de diversas formas, como subindo de degrau em degrau até o ponto desejado ou, ainda, subir pulando um degrau e descer. Um bom educador físico poderá te fornecer uma planilha de treinos adequada para os seus objetivos.

Cabe ao profissional da Educação Física fazer uma boa anamnese do seu aluno para identificar quais são os gostos pessoais, as afinidades e as aptidões naturais de seu aluno, para, na medida do possível, propor atividades que ele goste e com as quais se identifique. O profissional também deve orientar seu aluno quanto ao correto repouso e alimentação adequados para otimizar os resultados do treinamento. Se preciso, deverá se aliar a outros profissionais da saúde como nutricionistas e médicos para melhor atender seu aluno.

Para finalizar, indico um conteúdo Fisiologia do Exercício - Módulo: Sistema Cardiovascular destinado para estudantes de Fisioterapia e Educação Física e tem como objetivo, aplicar os conceitos do sistema cardiovascular em diferentes situação do exercícios físico. Clique aqui e saiba mais!


Potencialize seu aprendizado e tenha acesso à dezenas de EBOOKS sobre Educação Física de forma gratuita clicando aqui




Comente:

Nenhum comentário

Comentários ofensivos não serão publicados!