Vem chegando o verão e com ele devemos tomar algumas precauções ao nos exercitarmos, principalmente nas atividades ao ar livre. Em especial na corrida, ficar desidratado diminui a sua performance durante a prática da atividade e prejudica a sua recuperação pós-exercício. Para melhorar sua performance e diminuir os riscos a sua saúde devemos elaborar algumas estratégias diferenciadas para essa época do ano.
O que acontece no seu corpo quando você fica desidratado? Quando você transpira seu volume sanguíneo diminui, então menos sangue retorna ao coração. Como resultado, a quantidade de sangue que seu coração bombeia a cada batida diminui, consequentemente menos sangue rico em oxigênio alcança os músculos em exercício. Desta forma, sua taxa produção de energia aeróbica diminui e você deve correr num ritmo mais devagar.
Esses efeitos são ampliados em um dia quente porque uma das principais respostas do seu corpo ao calor é mandar mais sangue para a pele a fim de ajudar a remover o calor corporal, o que resulta em ainda menos sangue retornando ao coração para ser bombeado à musculatura em exercício.
Sinais de desidratação
Quando a pessoa fica desidratada, os sistemas de resfriamento do organismo entram em pane, o fluxo sanguíneo para a pele diminui e o suor cessa, tudo ao contrário do que aconteceria para evitar o acúmulo de calor corporal. Isso contribui para mais elevação na temperatura do corpo. O acúmulo excessivo de calor ocasiona fadiga e eleva o risco de desenvolver doenças e problemas de saúde relacionados ao calor.
O quanto você deve beber de água?
O quanto você precisa beber para permanecer bem hidratado durante as corridas no Verão depende da severidade do calor e umidade, se você tende a transpirar muito ou pouco, sua estrutura corporal, e a quantidade e intensidade do treinamento. Corredores alguma vezes ficam cronicamente desidratados sem perceber. Se você repuser diariamente um pouco menos fluidos que perde, depois de alguns dias estará correndo mal, porém a razão disso não lhe será clara.
Pese-se antes e depois de cada corrida e calcule o quanto perdeu, então beba com o objetivo de voltar ao peso anterior. Já que você não retém todo o líquido que ingere, geralmente ficar plenamente hidratado requer beber quantidade de líquido 50% do peso perdido. Por exemplo, se você perdeu 1 kg durante a corrida, então precisa beber 1,5 litros nas próximas horas para certificar-se de ficar plenamente hidratado.
As dicas abaixo o ajudarão a assegurar que você treinará de forma segura durante o calor do Verão:
- Comece cada treino plenamente hidratado ao fazer da reidratação uma prioridade durante o dia anterior.
- Beba pequenas quantidades durante todo o dia para maximizar a absorção.
- Coloque água e bebidas isotônicas estrategicamente pelo percurso (ou identifique lugares onde você pode parar para beber) antes das corridas longas.
- Em um dia quente e úmido diminua seu ritmo desde o princípio.
- Não consuma mais do que uma cerveja ou copo de vinho, chá ou café para prevenir desidratação posterior.
- Corra pela manhã quando os níveis de calor e poluição estão menores.
- Quando os níveis de calor e poluição estiverem perigosamente altos, corra na esteira ou tire um dia de folga.
Espero que você tenha gostado desse texto. Se quiser receber mais textos como esse, entre no grupo de Whatsapp para receber textos e informações do nosso material.
Você pode ter um material mais aprofundado sobre esse tema. A Quero Conteúdo disponibiliza dezenas de materiais sobre Educação Física para estudantes e profissionais. Entre em contato com nossa consultora clicando na imagem abaixo!
0 Comentários
Comentários ofensivos não serão publicados!