Velocidade de deslocamento no Volei de Praia







Ao longo dos tempos, o voleibol tem sofrido alterações nas regras do jogo, o que contribuiu para um jogo mais rápido, exigente e espetacular. Os fundamentos que compõem este jogo são: saque ou saque com salto, recepção, levantamento, cortada, bloqueio e deslocamento rápido para efetuar a defesa. Além disso, o voleibol tornou-se uma modalidade esportiva que exige jogadores com biotipos cada vez mais altos e fortes.

Os movimentos dos jogadores para realizar os fundamentos dependem da velocidade, da resistência muscular localizada, da potência de força e do raciocínio rápido. A combinação dessas capacidades físicas são visíveis nos esforços de curta duração e de intervalos com repouso ativo durante os jogos

A velocidade de deslocamento é aquela usada para chegar de um ponto A até B, ou seja, correr até uma largada ou até mesmo entrar para realizsar um levantamento. Como o vôlei de praia é uma modalidade jogada apenas por 2 atletas sendo que um faz frente (bloqueio) e o outro fundo (defesa) ficando esse responsável por cobrir quase que a quadra toda é importantíssimo que esse atleta tenha uma grande velocidade. Então o que pode e deve ser feito para aumentar a velocidade de deslocamento levando em conta também um agravando chamado areia.

De fato a areia atrapalha o deslocamento, mas os atletas de alto rendimento já estão adaptados a essa realidade; É importante que no momento do jogo nunca deixar os pé muito enterrados e muito menos deixar a quadra com pequenos buracos.

Exercícios eficientes para treinar a velocidade são os seguintes: preso a um elástico tocar em 3 pontos, passadas lentas seguida por uma aceleração passada lateral seguida de um tiro, corrida em x, tocar o cone indicado pelo preparador, os exercícios devem serem feitos com o máximo da velocidade com duração não mais que 30 à 40 segundos por 30 de segundo de descanso pois assim também se treina a capacidade de recuperação após cada ponto.

Alguns fatores podem atrapalhar ou limitar a velocidade do atleta; A falta de força física, porcentagem de gordura elevada, técnica realizada de forma errada são as principais causas. Uma analise física e biomecânica qualitativa são eficientes para detectar o problema e planejar uma solução.




Este curso vai proporcionar a você ter total conhecimento: Técnicas, procedimentos, metodologia, oportunidades, criatividade relacionados aos fundamentos do voleibol como saque, toque, manchete, levantamento, ataque, defesa e bloqueio.Aprenderá como montar treinos para suas equipes sendo elas escolares, de comunidade e clubes. Clique aqui e saiba mais!


Potencialize seu aprendizado e tenha acesso à dezenas de EBOOKS sobre Educação Física de forma gratuita clicando aqui




Comente:

Nenhum comentário

Comentários ofensivos não serão publicados!