O Preparador de goleiros de Futsal






O Preparador de goleiros é um auxiliar do comando técnico, tático e físico tendo como função principal preparar e condicionar os goleiros, exercida por conhecimentos práticos ou profissionais graduados.

Suas atribuições vão além de chutar bolas a gol. Veja dentre as quais este profissional precisa estar ciente que a performance do atleta está proporcionalmente ligada ao seu nível de preparo.

Este profissional deverá, primeiro, ter um planejamento para a temporada, ter conhecimento das competições, assim como ter atenção especial á simultaneidade das mesmas.

No futsal moderno a importância física é fundamental para o desempenho do atleta. Criar lastros físicos e mantê-los durante a competição, obter o máximo de rendimento, aplicar exercícios elaborados adequadamente e utilizar equipamentos de controle absoluto. Exercícios como velocidade, agilidade, reflexos e coordenação deverão ser priorizados, assim como manter tônus muscular, em equipamenos de musculação.

Na parte técnica, fundamentos de defesas, assistência, saídas de gol, chutes, passes, deverão compor sua rotina diária. A estratégia, como posicionamento individual e no plano coletivo, entrosamento com os companheiros, comando de ações, informações de pontos positivos e negativos dos adversários, utilizar estatística técnica.

Ainda, a importância de controle especial, a partir do trabalho básico. Ter atenção indistinta aos três atletas, conscientizá-los das competições paralelas, controle de peso e análises conjuntas.

Toda esta interação tem como meta o rendimento máximo, dentro do limite humano do atleta. Cada fator acima deverá ser seguido com bom senso e se necessário com flexibilidade. Procedendo desta forma, o percentual de êxito aumentará consideravelmente, somando-se a outros setores de igual importância na obtenção de conquistas, indispensável a toda equipe.

Autor: Márcio Vargas - preparador de goleiros do EC Banespa.

Potencialize seu aprendizado e tenha acesso à dezenas de EBOOKS sobre Educação Física de forma gratuita clicando aqui




Comente: