Os benefícios do treinamento de flexibilidade





Treinamento Físico Remoto: Há motivos de preocupação? - Interação Fitness
 

A flexibilidade é a habilidade de uma articulação mover-se através de uma amplitude completa de movimento. O treinamento da flexibilidade (alongamento) ajuda no equilíbrio dos grupos musculares que podem estar sobrecarregados devido ao exercício ou atividade física ou como resultado de uma má postura. É importante esclarecer os muitos benefícios que resultam de um bom programa de flexibilidade.

Melhoria do desempenho físico e menores riscos de lesão

Primeiramente, um seguro e efetivo programa de treinamento de flexibilidade aumenta o desempenho físico. Uma articulação flexível tem a habilidade de mover-se através de uma maior amplitude de movimento e requer menos energia para ser realizada, ao mesmo tempo em que diminui de maneira considerável seu risco de lesão. Muitos profissionais concordam que alongar diminuir a resistência nas estruturas dos tecidos; você estará, portanto, menos susceptível de tornar-se lesionado por exceder a extencibilidade (amplitude máxima dos tecidos) tecidual durante uma atividade.

Redução da dor muscular e melhoria da postura

Estudos recentes mostram que o alongamento lento e estático ajuda a reduzir a dor após exercício. O alongamento estático envolve um estiramento lento, gradual e controlado do músculo durante toda a amplitude de movimento e imóvel por 15-30 segundos na posição mais confortável (sem dor). O alongamento também melhora o equilíbrio muscular e a postura. Muitas estruturas de tecido mole dos indivíduos tem se adaptado mal aos efeitos da gravidade ou mau hábitos posturais. O alongamento pode ajudar a re-alinhar as estruturas de tecido mole, reduzindo assim o esforço que eles realizam para manter uma boa postura nas atividades diárias.

Redução para o risco de dores nas costas

Um benefício chave, e que indico para que as pessoas realizem, é que alongamento reduz o risco de dores nas costas. O alongamento promove o relaxamento muscular. Um músculo em constante contração requer mais energia para realizar atividades. A flexibilidade nos ísquiotibiais, flexores de quadril, quadríceps, e outros músculos que estão inseridos na pelve reduz o estresse para a coluna lombar. O alongamento causa um relaxamento muscular que incentiva uma nutrição saudável diretamente para os músculos; a resultante redução nas toxinas acumuladas reduz o potencial para o encurtamento e tensão muscular e assim reduz a fadiga.

Fluxo sangüíneo elevado e nutriente para os músculos

Um outro grande benefício é que o alongamento aumenta os suprimentos sangüíneos e nutrientes para as estruturas articulares. O alongamento aumenta a temperatura dos tecidos, que por sua vez aumenta a circulação e o transporte de nutrientes. Isto permite uma maior elasticidade dos tecidos e aumentam o desempenho. O alongamento também aumenta o liquido sinovial, que é um liquido lubrificante que promove o transporte de mais nutrientes para as cartilagens das articulações. Isto permite uma maior amplitude de movimento e reduz a degeneração das articulações.

Melhoria da coordenação muscular

Um outro beneficio pouco conhecido é o aumento da coordenação neuromuscular. Estudos mostram que a velocidade dos impulsos nervosos (tempo que um impulso leva para viajar até o cérebro e voltar) é melhorada com o alongamento. Isto colabora para o trabalho de grupos musculares opostos de um modo mais sinérgico e mais coordenados.

Melhoria da apreciação das atividades físicas

O treinamento de flexibilidade também significa apreciação elevada, e um programa de treinamento deve ser divertido se você quer mudar com ele. O alongamento não apenas reduz a dor muscular e aumenta o desempenho, como também ajuda a relaxar a mente e o corpo e traz uma sensibilidade mais elevada de bem-estar e gratificação pessoal durante o exercício.

Como pode ser visto, o treinamento de flexibilidade é um dos componentes chaves de um programa de condicionamento equilibrado e deve ser parte de sua rotina de exercícios. Sem o treinamento de flexibilidade, você pode estar perdendo uma importante parte da saúde geral. O treinamento da flexibilidade fornece muitos benefícios importantes que não podem ser realizados por qualquer outro exercício ou atividade. Boa sorte: espero que você adquira todos os benefícios de um programa de treinamento de flexibilidade efetivo.

Por Chad Tackett



Potencialize seu aprendizado e tenha acesso à dezenas de EBOOKS sobre Educação Física de forma gratuita clicando aqui




Comente: