Valências físicas no Futebol




consultoria

Em equipes não profissionais a preparação física e muito difícil de ser treinada, pois não existe período entre treinos e os atletas não têm responsabilidade alguma em questão do treinar.

No treinamento físico do futebol são treinadas diversas valências que são utilizadas no jogo em si:

Resistência: É a qualidade física que permite ao corpo suportar um esforço de determinada intensidade durante um certo tempo. A resistência apresenta-se de três formas:

Resistência Aeróbia: É aquela cuja principal característica e apresentar uma intensidade pequena e um volume grande, ou seja, um longo tempo na execução da atividade. É de manifestação global no organismo.

Resistência Anaeróbia: É aquela observada na realização de exercícios de alta intensidade e, por conseqüência de pequena duração. Ocorre também de forma sistêmica.

Resistência Muscular Localizada (RML): Observa-se ao nível muscular ou de grupo muscular e refere-se a capacidade deste grupo ou músculo de suportar repetidas contrações.

Força Dinâmica: Tipo de qualidade na qual a força muscular se diferencia da resistência, produzindo movimento.

Força Estática: Ocorre quando a força muscular se igual a resistência, não havendo, Por tanto, movimento.

Força de Explosão (ou Potencia): É a conjugação de força e velocidade; pode-se apresentar como predominância de força, ou com predominância de velocidade. Não e classificada como qualidade física derivada, por apresentar especificidade na metodologia de treinamento. Tem uma participação tão importante nos desportos que habilita a ser considerada dentre as qualidades de forma física.

Velocidade de Reação: Observada entre um estimulo e resposta correspondente (Exemplo: tiro e partida).

Velocidade de Movimento: Expressa pela rapidez da execução de uma contração muscular.

Equilíbrio Dinâmico: Aquele que é mantido durante o movimento

Equilíbrio Estático: É observado em repouso

Equilíbrio Recuperado: É o que se situa no ponto em que ocorre a transição entre o repouso e o movimento, ou movimento e repouso.

Descontração Total: Quando o relaxamento da musculatura esquelética acontece de forma global.

Descontração Diferencial: Quando o relaxamento da musculatura ocorre durante o movimento. Nesta situação pode-se observar o músculo agonista realizando um trabalho, ao passo que o antagônico se encontra descontraído. Essa qualidade física é, basicamente, fruto de uma conscientização motórica.

 

Se você procura conteúdo para estudar Treinamento Físico ou Treinamento Desportivo, eu preciso te dizer que o site Quero Conteúdo tem ótimas indicações de Cursos dentro da Educação Física. Acessa lá!

 



Potencialize seu aprendizado e tenha acesso à dezenas de EBOOKS sobre Educação Física de forma gratuita clicando aqui




Comente:

Nenhum comentário

Comentários ofensivos não serão publicados!