Sabendo mais sobre o treino regenerativo




http://www.swimex.com.br/wp-content/uploads/2014/09/treino-corrida-regenerativo-swimex.jpg

O grande objetivo do treino regenerativo é permitir que você se recupere para o próximo treino mais duro, ou seja, é um treino com o ritmo mais devagar que o normal praticado. A habilidade de acelerar a recuperação está relacionada à genética, ao plano de treinamento (suas planilhas), a estrutura que tem a disposição para isso (massagem, fisioterapia, acompanhamento nutricional), a idade, alguns fatores da vida cotidiana como dieta e sono, e o histórico de treinamento e competição (provavelmente a sua vigésima meia maratona vai exigir menos de você do que a primeira).

Esse tipo de treinamento evita lesões musculares e a possibilidade de overtraining, pois é considerado um descanso ativo do corpo. Especialistas recomendam a corrida de leve intensidade depois do treino forte. Por exemplo, após a atividade intensa ou de longa duração, de mais de 50 minutos, o corredor deve dar um descanso ao corpo de até 12 horas (profissionais) e 24 horas (amadores). Após esse período, a corrida leve e a musculação de baixa carga são sugeridas, em média dois dias seguidos e com pausa na atividade forte. Ao regenerar a musculatura, o corpo absorve o treino intenso sem interferir na atividade seguinte.

Quando você considera que os seus dias mais fáceis aparecem justamente quando se está mais cansado e com a musculatura mais sensível, faz sentido pegar leve com os seus músculos. Por isso, se possível, evite as ladeiras nesses dias, as subidas provavelmente demandam mais energia do que o necessário para um treino leve – e as descidas tendem a gerar um maior desgaste muscular.

Outra sugestão é usar um monitor cardíaco e estabelecer com o seu treinador uma zona de treinamento baseada na sua frequência cardíaca. Mas o mais importante é que você ganhe sensibilidade do esforço que está fazendo, talvez esse amadurecimento e essa percepção permitam que você suba de nível como corredor.




Potencialize seu aprendizado e tenha acesso à dezenas de EBOOKS sobre Educação Física de forma gratuita clicando aqui




Comente:

Nenhum comentário

Comentários ofensivos não serão publicados!