Importância dos Fundamentos nos Esportes






Parece que não é necessário falar mas é sempre importante frisar que cada esporte, por ter sua própria característica, tem os seus próprios fundamentos. Para o profissional que trabalha com esporte, é preciso identificar quais são esses fundamentos, a sua importância na mecânica do jogo, formas de serem potencializados e, claro, a sua aplicação no jogo em si.

30 aulas para Educação Física Escolar

É através do bom desempenho na execução de fundamentos de cada esporte que poderemos ter um bom desempenho na ação do esporte.

Vamos dar o exemplo do basquete. Essa modalidade possui uma série de fundamentos – sete, ao todo – que devem ser respeitados e praticados para se tornar um bom atleta. O manejo da bola e do corpo, o drible, o passe, o arremesso, os fundamentos individuais de defesa e o rebote são aspectos técnicos que devem ser levados em conta pelos iniciantes no esporte. Sem uma boa defesa e ataque a equipe não vai ter um bom rendimento. E para ter um bom ataque, é preciso que o manejo da bola, o drible, o passe e o arremesso tenham uma boa técnica.

Se formos pegar como exemplo o futebol/futsal, não teremos uma equipe com bom desempenho se falhar no passe ou no chute a gol, dois fundamentos que fazem parte desses esportes e devem ser treinados.

Para o profissional que trabalha com esporte, é importante estar atento ao ensino e no desempenho dos seus alunos em cada etapa do ensino/treino de fundamentos. E isso independe do método de ensino escolhido pelo professor.


Potencialize seu aprendizado e tenha acesso à dezenas de EBOOKS sobre Educação Física de forma gratuita clicando aqui




Comente: