Como fazer a iniciação em Esportes para Crianças?








A escolinha tornou-se uma alternativa para que as crianças possam inserir a prática do esporte em suas vidas. Elas podem participar desde pequeninas, desde que o trabalho seja desenvolvido por profissionais especializados, que conheçam e respeitem as necessidades de cada fase da criança.

- Handebol: Apontado como um dos esportes mais praticados nas escolas do país, o handebol é também uma modalidade que traz muitos benefícios para o corpo das crianças. Apto para ser praticado a partir dos 8 anos, a atividade auxilia na coordenação motora, melhora a respiração e tonifica a musculatura. Outras vantagens importantes do esporte são: trabalhar em equipe e aprender a tomar decisões rápidas e objetivas, já que é altamente dinâmico.

- Futsal: A atividade física é fundamental para desenvolver as habilidades motoras tais como: locomoção, coordenação, domínio da bola e equilíbrio, auxiliando as crianças a acelerarem o metabolismo, a saúde cardiovascular e respiratório. A partir dos 5 ou 6 anos de idade, os pequenos já podem dar início à prática.

9 recomendações da Federação Internacional de Medicina do Esporte para treinamento infantil

- Vôlei: Indicado para crianças a partir dos 7 anos, esporte é extremamente versátil, ideal para ser praticado em grupo, também ajudando a desenvolver a interatividade das crianças. Para o corpo, o volêi proporciona a capacidade de executar movimentos rápidos de ação e reação, equilíbrio e controle, além de promover resistência física, concentração e as habilidades motoras infantis.

- Basquete: Podendo ser praticado tanto ao ar livre como em uma quadra fechada, uma das vantagens do basquete é que o mal tempo ou o frio não irão desanimar a prática da criançada, que pode ser inserida a partir dos 6 anos de idade no esporte. O basquete é responsável pela evolução da agilidade da criança, a concentração e coordenação, melhorias no sistema cardiorrespiratório e no fortalecimento muscular.

- Natação: Uma das modalidades mais conhecidas entre as crianças, a natação é amplamente benéfica. É considerada um esporte completo para o desenvolvimento do corpo e também auxilia na respiração, coordenação motora, ativa a memória e proporciona flexibilidade. As crianças podem ser inclusas no esporte desde muito pequenas, a partir dos 3 ou 4 meses, ainda sim, alguns pediatras indicam esperar até o sexto mês de vida, para diminuir o risco de possíveis infecções.

- Lutas: Seja karatê, judô ou qualquer outra luta, esporte ajuda na desenvoltura das habilidades, reflexos e reações, descarrega a energia, aumenta a concentração e desenvolve a força, equilíbrio, velocidade e flexibilidade infantil, além dos valores essenciais como a tolerância, responsabilidade e respeito. A partir dos 4 anos, as modalidades são recomendadas para as crianças.

A melhor forma de incentivar uma criança é pelo meio lúdico, imagina você apresentar de forma cartesiana o basquete, por exemplo. Deve-se utilizar toda ordem pedagógica de aprendizado, além da ludicidade, pois se a criança achar chato irá se sentir desmotivada e irá abandonar a atividade


Potencialize seu aprendizado e tenha acesso à dezenas de EBOOKS sobre Educação Física de forma gratuita clicando aqui




Comente:

Nenhum comentário

Comentários ofensivos não serão publicados!