Uso do Kettlebell nos Esportes







O Kettlebell é um instrumento que trabalha concomitantemente corpo e mente, trazendo para o praticante, independentemente do objetivo do treino, saúde física e mental. Por este motivo, o Kettlebell é uma das melhores ferramentas do treinamento funcional.

E o que é treinamento funcional? Podemos dizer que a funcionalidade é uma questão de sobrevivência. O corpo precisa se adaptar as atividades que o rotina de cada um demanda. O treinamento funcional mantém sua essência, com a premissa da melhoria da condição física e mental, tanto para as atividades do cotidiano quanto para o aperfeiçoamento de técnicas esportivas. É você treinar o movimento, não o músculo de uma maneira isolada.

A vantagem é que o kettlebell pode ser usado tanto para a prática de exercícios exclusivos com este instrumento como para incrementar a sequência de atividades de ginástica localizada, treinamento funcional e até substituir parcialmente a musculação.

Com o kettlebell, é possível fazer exercícios para fortalecer a musculatura lombar, abdominal, braços, pernas e glúteos. No entanto, segundo instrutores de academias, apesar de ser utilizado com fins específicos para realizar os movimentos, a pessoa acaba trabalhando o corpo todo, além de ganhar mais flexibilidade e resistência cardiorrespiratória.

Todos os músculos são contraídos para que a pessoa consiga manter a postura firme e sustentar o peso do kettlebell.

Tudo isso contribui para prevenção de lesões e doenças funcionais decorrentes de atividades repetitivas, seja na rotina comum ou na prática de esportes. Hoje vemos o uso do kettlebell no treinamento de atletas de diversas modalidades, como o ciclismo, surf, futebol, lutas.

O passo a passo para usar o kettlebell de forma correta:

a) Segure o kettlebell com as duas mãos à frente do corpo, mantendo os braços estendidos e para baixo. Afaste as pernas na largura dos ombros e flexione um pouco os joelhos.
b) Incline o tronco para frente (não dobre mais os joelhos) e mantenha o kettlebell entre as pernas. Jogue o quadril bem para trás.
c) Em um único impulso, eleve o tronco e contraia os glúteos, sem inclinar a coluna para trás (sobrecarrega a lombar). Ao mesmo tempo, erga os braços até a altura dos ombros.

Aprenda clicando aqui a utilizar o Kettlebell de forma segura e eficiente para maximizar resultados. Orientações passo a passo, sequência de fotos detalhadas e dicas de treinamento acompanhadas de movimentos e exercícios acessíveis e perfeitos para a reabilitação e treinamento em casa ou na academia o auxiliarão a criar uma rotina baseada em suas necessidades e objetivos. E-Book completo sobre treinamento com kettlebell, incluindo história, tipos de treinos, metodologias, conceitos, respiração, postura, contração muscular, mobilidade, estabilidade, treinamento de força e resistência, exercícios com imagens e comentários. Clique aqui e saiba mais!


Potencialize seu aprendizado e tenha acesso à dezenas de EBOOKS sobre Educação Física de forma gratuita clicando aqui




Comente:

Nenhum comentário

Comentários ofensivos não serão publicados!