Treinamento com Oclusão Vascular no Esporte







O treinamento com oclusão vascular, também conhecido como kaatsu training, tem sido amplamente investigado nos últimos anos. O principal objetivo dele é o aumento da força muscular. Sabemos da importância da força muscular na qualidade de vida e promoção da saúde, além dos resultados estéticos.

As capacidades funcionais são efetivamente melhoradas com o treinamento desta qualidade física, também existe a atenuação da perda de massa muscular decorrente do processo de envelhecimento, além de incrementar o desempenho e prevenir lesões. O treinamento com oclusão vascular vem sendo bastante procurado por causa da eficiência em melhorar essa qualidade física.

Em geral, os protocolos para o treinamento visando ganhos de força e hipertrofia orientam um treinamento com cargas de pelo menos 70% de uma repetição máxima (1RM),porém muitas pessoas não podem ou não conseguem realizar o treinamento de força com alta intensidade devido a dores articulares, lesões cirúrgicas e neurológicas, entre outras causas. A oclusão vascular pode ser uma excelente estratégia de treinamento, não só para populações clínicas, mas também para atletas em diferentes fases da periodização, devido a possibilidade de treinar em cargas muito inferiores e ainda assim obter melhoras na força e nas respostas morfológicas.

A técnica exige o uso de um equipamento específico que possibilite regular a pressão o tempo todo, além de acompanhamento de profissionais qualificados e experientes. Mais: não pode ser feita por qualquer um. A pessoa que optar pela prática de oclusão vascular, deve ter certeza de que não possui nenhuma doença que possa ser agravada com a realização do método.

Como o princípio básico desse tipo de treinamento é a restrição do fluxo sanguíneo para o segmento mobilizado, uma das principais preocupações de treinadores e pesquisadores está relacionada às respostas hemodinâmicas proporcionadas pelo método. Nesse sentido, apesar de recentes e ainda em pequena quantidade, algumas pesquisas têm sugerido que as respostas hemodinâmicas agudas, embora sejam ligeiramente maiores que as observadas no treinamento tradicional, ficam dentro dos limites de segurança cardiovascular. Além disso, o método mostra potencial para promover hipotensão pós-exercício, tanto em sujeitos normotensos , como também em hipertensos. Sugere-se que a restrição do fluxo sanguíneo tecidual durante o exercício contra-resistido através da aplicação de um torniquete pneumático no seguimento exercitado, é capaz de promover alterações no padrão de ativação neuromuscular aumentando a demanda metabólica mesmo em exercícios com intensidade reduzida.

Ao introduzir esse tipo de treinamento na preparação física de esportistas, há um ganho na capacidade física do atleta. Os treinamentos de força têm grande importância na melhora do condicionamento físico geral, no aumento da massa muscular, na reabilitação de lesões e no desempenho esportivo.

A utilização do treinamento de força com oclusão vascular exige cargas mais leves (entre 20% e 40% da carga máxima), por isso este método é interessante para quem não tolera cargas elevadas durante o treinamento de força. Desta forma, as vantagens do treinamento de força com oclusão vascular são os efeitos anabólicos proporcionados com baixas cargas similares ao treinamento com altas cargas.
 
Ou seja, o treinamento em oclusão vascular pode ser considerado uma excelente saída para que um treino com menos intensidade tenha o mesmo efeito de um treino intenso.

Quer saber mais sobre Treinamento e Oclusão Vascular? Você precisa conhecer o  curso Oclusão vascular e treinamento de força: Bases metodológicas e fisiológicas e a video aula Treinamento com Restrição do Fluxo Sanguineo



Potencialize seu aprendizado e tenha acesso à dezenas de EBOOKS sobre Educação Física de forma gratuita clicando aqui




Comente:

Nenhum comentário

Comentários ofensivos não serão publicados!