Entenda a atuação da Psicologia no Esporte








O Psicólogo do Esporte tem como objetivo compreender e lidar com os fatores psíquicos que interferem nas ações do exercício físico e no esporte.

É uma área da psicologia que visa promover a saúde, a comunicação, as relações interpessoais, a liderança e a melhora do desempenho esportivo.

É importante ressaltar que o psicólogo esportivo não é um psicólogo clínico, isto é, ele trabalha ensinando o atleta a explorar ao máximo sua habilidade esportiva e com isso aprender a lidar com as diversas emoções e sentimentos que ocorrem durante um treino ou competição. Emoções estas que podem ajudar ou atrapalhar o rendimento do atleta.

Para manter o equilíbrio destas emoções o psicólogo do esporte entra com um trabalho de promover a saúde e ajudar o atleta a prever e controlar seu comportamento, e em consequência melhorar seu rendimento.

Visando a melhora do rendimento o trabalho do psicólogo é focado em alguns pontos, como por exemplo, o planejamento, a percepção de si mesmo e a concentração. No planejamento são definidos os objetivos através de uma análise das condições ambientais, ou seja, onde está sendo realizado o treino, as interferências do ambiente no corpo do atleta, em seu comportamento e outros.

Linhas da Psicologia no Esporte

Psicologia do Esporte pode ser historicamente dividida em três áreas especializadas, sendo elas: aprendizagem e controle motor; desenvolvimento motor e psicologia do esporte. Essas três áreas refletiram, em certa medida, durante um período de tempo, a divisão geral de estudos psicológicos em esporte e atividade física. Houve, porém, um distanciamento entre elas no início dos anos 1970 por causa de diferentes interesses, objetivos e métodos de pesquisa. A maior diferença residiu, principalmente, na importância dada à dicotomia entre construção teórica e seu teste versus aplicação da teoria na prática. A divisão definitiva veio quando um grupo interessou-se pelas variáveis dependentes da performance (área motora) enquanto que outro grupo concentrou-se na importância de variáveis independentes que influenciam a performance (aspectos socioculturais).

Uma vez mais as questões relacionadas com construção teórica e aplicação. Enquanto o grupo identificado com os estudos da área motora concentrou-se nas pesquisas realizadas em laboratório onde era possível o controle das variáveis de performance, outros pesquisadores que realizavam seus estudos em ambientes naturais passaram a questionar a validade dos estudos realizados pelos primeiro grupo.

Diante dessa diferenças é possível afirmar que a área de aprendizagem e controle motor aproxima-se de estudos da psicologia que se referem à cognição, percepção e psicologia experimental da aprendizagem e comportamento. Especialistas em aprendizagem e controle motor têm focalizado seus estudos em processos cognitivos e de percepção que envolvem aprendizagem e performance de movimentos habilidosos e processos cognitivos e neuropsicológicos relacionados com o controle do movimento. O desenvolvimento motor soma-se à psicologia do desenvolvimento e à sua relação com o esporte e a performance motora. Os estudos dessa área têm se concentrado na relação entre desenvolvimento de padrões motores e nível de execução (habilidade).



Áreas de Atuação

As áreas mais comuns de atuação são:

1. Esporte de Rendimento

Objetiva índices e resultados. O foco se dá em intervenções destinadas a favorecer a otimização da performance em contexto competitivo.

Isso acontece a partir de técnicas como: estabelecimento de metas, uso da visualização, controle da ansiedade, entre outras.

2. Esporte Escolar

Esta área está intimamente relacionada à formação do sujeito, baseando-se em princípios socioeducativos. Sendo assim, o psicólogo trabalha com relação do aluno e o ambiente escolar, preparando-o para a cidadania e lazer.

O objetivo aqui é melhorar o rendimento acadêmico e a socialização, fazendo um link entre a coordenação pedagógica, o aluno e a prática esportiva.

3. Esporte Recreativo

Incluem as atividades de lazer, as práticas voluntárias e com conexões com movimentos de educação permanente e promoção da saúde. Em geral, foca-se no relacionamento interpessoal entre os praticantes.

Nesse ambiente, o papel do psicólogo é orientar o praticante no sentido de promover o equilíbrio, o bem-estar e saúde mental.

4. Esporte de Reabilitação

O psicólogo neste contexto acompanha o atleta no processo de recuperação de lesão. Já que muitas vezes o processo pode ser bastante melindroso para o sujeito. Também atua em programas de reabilitação para pacientes em condições limitantes. Há ainda as atuações em Projetos Sociais, com Idosos, com Portadores de sofrimento mental, etc.

É importante ressaltar que independente da área de atuação em que o psicólogo do esporte esteja inserido, o seu comprometimento maior é com a saúde e o bem-estar dos indivíduos, atuando de forma ética e responsável.

Os Esportes

Embora seja sempre baseado em seus 4 aspectos fundamentais, o trabalho de psicologia esportiva deve variar de acordo com o tipo de esporte: atletas de esportes individuais (boxe, atletismo, natação, etc.) devem ser trabalhados de um modo diferente dos atletas de esportes coletivos (futebol, vôlei, hóquei, etc.).

Nos esportes individuais a concentração deve ser focada, enquanto nos esportes coletivos a concentração deve ser distribuída.

Na Concentração Focada o atleta concentra-se no momento e em si mesmo, sentindo o seu corpo e ignorando o ambiente externo para poder tirar o melhorar desempenho possível de sua atividade.

Na Concentração Distribuída o atleta deve se concentrar principalmente nos aspectos externos, deve se concentrar no seu grupo e também nos seus adversários, o time deve estar bem entrosado e trabalhar como se fosse um só, somente desta maneira terá melhor desempenho.

Pilares trabalhados pela Psicologia Esportiva

O psicólogo esportivo não atua com psicologia clínica nem faz tratamento psicoterápico. Ele utiliza algumas estratégias que servem como pilares no seu trabalho e embasam o preparo pré-competição, como:
  • estabelecimento de metas;
  • técnicas de relaxamento;
  • mentalização;
  • motivação e automotivação;
  • aumento da confiança;
  • diminuição da tensão;
  • controle da ansiedade;
  • autoconhecimento;
  • controle do foco.
Um dos suportes principais também é o emocional, proporcionando condições para lidar com as cobranças, expectativas, competitividade, ansiedades, derrotas e vitórias e as consequências socioeconômicas que isso pode trazer para a vida do atleta. E neste mesmo nível não podemos esquecer também de pensar no tempo ocioso muitas vezes forçado devido a lesões.

Devido a todas estas interferências no mundo do atleta e que muitas vezes afetam seu rendimento e o alcance de seus objetivos em seu dia a dia, as metas, a visualização positiva da conquista e a rotina de treinos são muito importantes. Portanto, trace metas, acredite na conquista e leve à sério seus treinos.

A ousadia de ousar é uma aventura enriquecedora, que pode tornar sua vida mais plena e verdadeiramente.

Além da conclusão

Associe a neurociência aos seus treinos e aumente o desempenho esportivo de seus alunos. Conheça as evidências científicas mais recentes sobre neurociência, psicologia, esporte e comportamento e aprenda a superar os limites dos seus alunos de maneira simples e prática. Compreenda o quão é importante manter corpo e mente alinhados para elevar suas aulas a um novo patamar e surpreender seus alunos! Conheça o curso Neurociência e Desempenho Esportivo. Clique aqui e saiba mais

A EducaPsy é a Principal Escola Online do Mercado PSY. Agora você terá a sua disposição os melhores cursos em um só lugar. Urgências Psiquiátricas, Suicídio e Comportamento Suicida, Transtornos de Humor, Transtornos Psicóticos, Transtornos de Ansiedade, Transtornos de Personalidade, Transtornos Alimentares, entre muitos outros! Clique aqui e saiba mais!




Potencialize seu aprendizado e tenha acesso à dezenas de EBOOKS sobre Educação Física de forma gratuita clicando aqui




Comente:

Nenhum comentário

Comentários ofensivos não serão publicados!