Modalidades da Ginástica de Academia




 


O surgimento das academias no Brasil dá-se por volta de 1970, a partir da grande repercussão dos fundamentos dos exercícios cardio-respiratórios, desenvolvidos pelo Dr. Keneth Cooper. Esses exercícios, chamados aeróbicos despertaram o interesse de profissionais da Educação Física que os difundiram de diferentes formas, chamando a atenção de empresários que, a partir da década de 1980, investiram na construção de grandes academias. Houve grande divulgação, pela mídia, dos campeonatos de aeróbica, sendo ela a grande propulsora da atividade física em academia, onde, atualmente, há uma diversidade de programas tais como: musculação, ginástica localizada, alongamento, step, hidroginástica

A Ginástica aeróbica (conhecida no Brasil como Ginástica de Academia), em sentido amplo, é uma combinação de ginástica clássica com dança. É um treinamento dinâmico com movimentos rítmicos flanqueado com música motivadora. Elementos principais da ginástica aeróbica são coordenação motora e fitness.

Em sentido estrito, chamamos de Ginástica aeróbica as atividades físicas caracterizadas por movimentos rítmicos e intensos com elevado gasto calórico e de impacto sobre as juntas, movimentos estes causadores de esforço físico que pode ser suprido pela oxigenação normal da respiração, quase sempre acompanhados de música, e que produzem um aumento metabólico e uso de substratos benéfico ao organismo.

Os tipos de modalidade podem lhe garantir a aceleração do seu metabolismo e a perda de peso de uma maneira rápida, pois irão oferecer um grande gasto de calorias que irá fazer você chegar no peso que tanto deseja.

Além disso, vale lembrar que uma modalidade de atividade física pode acabar complementando outro tipo, o que acelera o processo do emagrecimento.


Assim, confira abaixo quais são os principais tipos de modalidades da ginástica em academia.

Boxe

O Boxe é considerado como uma modalidade de esporte que apresenta um verdadeiro ataque nas gorduras que se encontram localizadas, pois é um treino muito intenso, envolvendo inúmeros exercícios para os braços e as pernas, o que desenvolve o condicionamento cardiovascular, a coordenação motora e a definição dos músculos.

Step

O Step, o qual você pode subir e descer de um degrau, realiza ainda movimento com os braços, o que faz com que melhore a sua resistência, o seu condicionamento cardiorrespiratório e a coordenação motora. O Step ainda ajuda na tonificação dos músculos das pernas e os glúteos, o que torna esse exercício bastante indicado para aqueles que apresentam gorduras nessa região do corpo.

Jump

O Jump é um treino em que nas aulas você deve pular em uma cama elástica, onde os movimentos garantem o fortalecimento do corpo todo, principalmente das áreas dos glúteos e das pernas.
Já a aula de spinning é conhecida como uma das principais modalidades nas academias em relação a queima de calorias por um período pequeno de tempo.

Geralmente, as aulas são de alta intensidade, incluindo percursos de montanhas e circuitos que são diferenciados, e tudo com o objetivo de melhorar o condicionamento cardiorrespiratório e a queima de calorias.

Zumba

Em relação as aulas de zumba, as quais vem sendo muito procuradas nas academias, existe uma mistura de movimentos de ritmos latinos, além de internacionais e muita dança.

Ela se tornou popular porque mistura movimentos de dança e coreografias ao som de diversos estilos musicais brasileiros, como o samba, o merengue, a salsa, entre outros.

Com esses movimentos ritmados, o instrutor ajuda os alunos a trabalharem os diversos grupos musculares do corpo e acabam criando um verdadeiro treino, que muitas vezes pode ser comparado com a musculação. Em 50 minutos de zumba, você pode perder até 1000 calorias!

Normalmente, nessas aulas as coreografias são sempre combinadas com movimentos muito rápidos e alguns mais lentos, o que faz com que se queima muitas calorias.

Muay Thai

O Muay Thai é um tipo de modalidade de luta que normalmente pode ser praticado tanto por homens como mulheres, sendo capaz de ajudar a manter a forma e ainda proporcionar o fortalecimento das costas, ombros e braços, queimando muitas calorias.

Musculação

Musculação é uma atividade anaeróbica, de alta intensidade e curta duração, e é praticada em aparelhos específicos e com pesos; Proporciona ganho de massa muscular; redução da quantidadede gordura corporal, auxiliando no ganho ou na perda de peso. Para cada objetivo existe um tipo de treinamento especifico.

RPM

É uma das modalidades mais intensas, executadas por bike proporcionando condicionamento físico e é ótimo aliado para emagrecer, além de treinar e tonificar as pernas e glúteos.

Ergometria

São caminhada, corrida e ciclismo em bicicletas, esteiras e elípticos ergométricos proporcionam maior controle do treinamento aeróbio.

Ginástica Localizada

É uma das mais tradicionais formas de exercício físico, ela proporciona o fortalecimento dos músculos e aumenta a resistência de forma geral, através de uma variedade de exercícios, que incluem pesos e caneleiras.

Body Pump

É  uma aula de treinamento com pesos (utilizando barras e anilhas).

Hidroginástica

São exercícios executados dentro da água melhorando a capacidade aeróbica, a resistência muscular, a flexibilidade e o bem estar geral.

Pilates

É um método de alongamento e exercícios físicos que utiliza o peso do próprio corpo em sua execução. É uma técnica de reeducação do movimento, composto por exercícios profundamente alicerçados na anatomia humana, capaz de restabelecer e aumentar a flexibilidade e a força muscular, melhorar a respiração, corrigir a postura e prevenir lesões.

Crossfit

O crossfit é outro estilo bastante popular, porém com um ritmo bem mais puxado dentre os outros tipos de ginástica de academia.

Ele envolve agachamentos, corrida, uso de objetos como cordas e bolas, dentre muitos outros recursos que são usados para aumentar os músculos das pernas, coxas, glúteos, braços e o que mais o aluno precisar.

Além de tudo, o crossfit, assim como a zumba, contribui para o contato social entre os alunos, o que acaba criando uma verdadeira comunidade. Isso é muito gostoso para quem gosta de socializar, e é um dos motivos pelos quais os alunos se atraem nessa modalidade.

Ginástica Aerobica

É combinação de ginástica clássica com dança, pode ser qualquer atividade física caracterizada pela prática de exercício isométrico.

Considerando todos os aspectos que podem fundamentar a Ginástica nas academias, talvez seja necessária a inclusão de programas básicos e mistos, caracterizando uma homogeneidade de respeito ao corpo de cada aluno, sem deixar de lado a consciência corporal como um todo, ao sugerir um programa com predominância aeróbica, neuromuscular, flexibilidade, exercícios posturais, relaxamento, e atividades de criação, de pensar, de interagir consigo, com o ambiente e com o próximo.

Conheça o Guia completo com mais de 40 Vídeo Aulas Teóricas e Práticas em um Curso para estudantes e profissionais de educação física! Clique aqui e saiba mais!



Potencialize seu aprendizado e tenha acesso à dezenas de EBOOKS sobre Educação Física de forma gratuita clicando aqui




Comente:

Nenhum comentário

Comentários ofensivos não serão publicados!