Desempenho do goleiro no Handebol






Os goleiros de Handebol, para alcançarem alto nível de rendimento, devem ter suas capacidades perceptivas e motoras bem desenvolvidas, estando assim apto a perceber os estímulos dos adversários e antecipar movimentos para responder adequadamente a essas ações. Os goleiros devem ter um bom gesto técnico, capacidade de antecipação, percepção, reação e concentração, entre outras habilidades, para manter um bom desempenho durante a partida.


Ebook grátis: Jogos pré-desportivos no Handebol

O desempenho do goleiro influencia diretamente o resultado da equipe, pois, como último defensor, ele deve impedir que a bola chegue ao gol depois que ela já ultrapassou todo o resto da defesa. Para isso, uma série de competências específicas devem ser desenvolvidas, entreas quais se destacam as características perceptomotoras, que influenciam diretamente no desempenho do goleiro de Handebol.

O goleiro é um elemento fundamental para uma equipe, pois além de atuar na defesa e impedir a marcação dos gols adversários, ele também é um fator decisivo para o contra-ataque, através de uma rápida recuperação de bola. Devido ao seu campo de visão, os goleiros podem perceber as falhas da equipe e fornecer as informações necessárias para sua organização.

Em jogos decisivos que um dos pontos fundamentais do jogo é o goleiro. Além de ser a última barreira defensiva e o primeiro atacante, podemos notar que em jogos acirrados quem pode chegar a decidir o jogo é um ótima goleiro, onde além do mesmo exercer a parte defensiva excepcionalmente, a sua participação no ataque também influencia na maioria dos jogos.

É um jogador com características que pode estimular e motivar o desempenho de todos os seus parceiros de equipe, pois como é amplamente difundido:"o melhor ataque sempre começa com uma melhor defesa".

Para finalizar, vou te indicar um ótimo material para otimizar treinamento para goleiros de Handebol. É o curso Treinamento para formação do Goleiro de Handebol explicativo e mais 25 vídeos de treinamentos específicos para formação do goleiro de handebol. Clique aqui e saiba mais!



Potencialize seu aprendizado e tenha acesso à dezenas de EBOOKS sobre Educação Física de forma gratuita clicando aqui




Comente:

Nenhum comentário

Comentários ofensivos não serão publicados!