3 conceitos que você saber na Fisiologia do Exercício








As atividades ou exercícios físicos que realizamos em diferentes situações da vida (cotidiana, laboral, recreativa), assim como os programas de exercício com fins de saúde e sobretudo o esporte competitivo em diferentes idades e níveis de competição, requerem liberação energética leve, moderada ou intensa, dependendo da duração e da intensidade do exercício e da relação carga do exercício-descanso, frequência da atividade, estado de saúde, idade e condição física atuais do indivíduo.


Pra estudar Fisiologia do Exercício, há alguns conceitos que a gente deve saber. Abaixo, três conceitos que estarão em qualquer publlicação/live/curso sobre esse assunto.

MET

É a sigla inglesa para equivalente metabólico. Uma unidade representa o gasto energético na condição de repouso (sentado) em função do peso corporal e corresponde a aproximadamente 3,5 mL/kg.min. Pode ser utilizada para expressar a potência aeróbica máxima, onde, por exemplo, 35 mL/kg.min corresponderiam a 10 METs. Este modo de expressar a capacidade funcional pode ser inapropriado para indivíduos portadores de obesidade, nos quais o gasto energético de repouso é bastante inferior a 3,5 mL/kg.min, já que o tecido adiposo possui baixa atividade metabólica e consequentemente baixo consumo de oxigênio.

Limiar anaeróbico

Representa o percentual do consumo máximo de oxigênio (intensidade relativa) acima do qual a produção metabólica de lactato excede a sua remoção e/ou utilização, acarretando acúmulo desde metabólito. Pode ser diagnosticado diretamente através de dosagens seriadas e frequentes de lacticidemia durante o exercício ou, indiretamente, através da análise das curvas das variáveis respiratórias -ventilação pulmonar e equivalentes ventilatórios de oxigênio (VE/VO2) e de gás carbônico (VE/VCO2) -durante o teste.

Zona-alvo de treinamento

Representa os limites superior e inferior da frequência cardíaca que caracterizam a dose mais apropriada de exercício (intensidade relativa do exercício), maximizando os benefícios e minimizando os riscos e efeitos indesejáveis. É idealmente obtida a partir da frequência cardíaca máxima efetivamente obtida no teste de esforço, ou ainda melhor, através do limiar anaeróbico obtido através do teste cardiopulmonar de exercício, também conhecido como ergoespirometria.

A fisiologia humana se ocupa em estudar o funcionamento do corpo dos seres humanos. Outra área que tem relação com esta ciência é a Anatomia, pois é um campo também muito importante para as análises do corpo humano, como é estruturado e organizado. Ela se concentra na forma e a fisiologia, por sua vez, se atribui da função dos sistemas e órgãos de cada parte do corpo. São, portanto, duas áreas complementares. 

Quer ter mais Conteúdo de Fisiologia? Acesse aqui e veja essa relação de Cursos e Ebooks para profissionais de Educação Física.

image.png


Potencialize seu aprendizado e tenha acesso à dezenas de EBOOKS sobre Educação Física de forma gratuita clicando aqui




Comente:

Nenhum comentário

Comentários ofensivos não serão publicados!