Importância da Educação Física no Fundamental I







A Educação Física é disciplina obrigatória nas escolas e seu desenvolvimento é específico para cada ciclo da educação; As escolas contam com os PCNs, que norteiam o professores com relação a conteúdos, sendo cada um destinado a uma determinada fase.

Nesse post, abordaremos as Séries Iniciais do Ensino Fundamental

Nas séries iniciais é exigido um acompanhamento detalhado e cuidadoso de cada criança, pois é a fase mais importante para a prática da atividade física e desenvolvimento motor. É nesse momento em que se começa a aperfeiçoar os movimentos; a fase dos 6 aos 12 anos é a mais longa e rica para a formação do acervo motor da criança. Nessa fase, a criança se encontra com as habilidades básicas de locomoção, manipulação em refinamento progressivo.

É nesse período que se deve desenvolver todas as capacidades coordenativas da criança de maneira ampla e variada. Entendeu a importância da Educação Física nos anos iniciais? Ela ajuda nesse aperfeiçoamento, corrige, acha possíveis deficiências (cognitivas e motoras) e tenta superá-las. Sendo assim, é importante que o professor propicie aos alunos oportunidades que possibilitem o desenvolvimento de suas competências e habilidades, imprescindíveis a seu crescimento e desenvolvimento, tendo que todos os alunos sejam capazes de aprimorar seus movimentos por meio da Educação Física.

Quando chegam à escola, as crianças trazem algum conhecimento sobre o corpo e o movimento. Se puderam conviver e brincar com amigos e irmãos ou explorar diversos espaços, elas já conhecem muitos jogos e brincadeiras. Mas, mesmo com pouca experiências desse tipo, elas podem viver, na escola, novas situações de desafios corporais. Veja o que se espera do aluno e algumas sugestões para facilitar  seu trabalho:

No primeiro ciclo

  • Conhecer seus limites e possibilidades para estabelecer as próprias metas.
  • Compreender, valorizar e saber usufruir as diferentes manifestações culturais.
  • Organizar jogos, brincadeiras e outras atividades lúdicas.

No segundo ciclo

  • Nas atividades corporais, respeitar o desempenho do colega, sem discriminações de nenhuma natureza.
  • Manter o respeito mútuo, a dignidade e a solidariedade em situações lúdicas e esportivas, resolvendo conflitos de forma pacífica.
  • Saber que organizar jogos e brincadeiras é um modo de usufruir o tempo disponível.
  • Conhecer seus limites e possibilidades para controlar atividades corporais com autonomia, entendendo que esta é uma maneira de manter a saúde. 
  • Analisar os padrões de estética, beleza e saúde como parte da cultura que os produz e criticar o consumismo.
  • Entender as diferentes manifestações da cultura corporal sem discriminação nem preconceito, valorizando e participando delas.
Em tempos difíceis, onde o Professor de Educação Física Escolar, assim como muitos, teve que se reinventar em sua profissão, tenho uma dica para você, professor. Conheça o guia Jogos e Brincadeiras com Distanciamento , recebemos bastantes mensagens de Professores pedindo um material que o ajudasse a planejar suas aulas. São jogos e brincadeiras que realmente fossem aplicáveis em suas aulas a distância, com um preço convidativo. Clique aqui!



Potencialize seu aprendizado e tenha acesso à dezenas de EBOOKS sobre Educação Física de forma gratuita clicando aqui




Comente:

Nenhum comentário

Comentários ofensivos não serão publicados!