Exercícios Físicos na saúde Cardiovascular






Em termos práticos, pode-se dizer que qualquer exercício físico pode ser considerado um exercício "cardio". Afinal, todas as formas de exercício demandam energia do sistema cardiovascular.  No entanto, tecnicamente, a indústria de fitness geralmente descreve como exercício cardiovascular aquele que aumenta a demanda de oxigênio para os músculos durante um longo período de tempo. O Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM) descreve o exercício cardio como "exercício que usa grandes grupos musculares e é feito por 30 – 60 minutos."

No entanto, para começar a obter os benefícios dos exercícios físicos, basta se movimentar. O corpo humano é uma máquina incrível, capaz de se adaptar a diferentes estresses. Os esforços e resultados vão depender do seu objetivo. O importante é manter o corpo em movimento e, preferivelmente, com o acompanhamento de um educador físico para lhe dar as orientações adequadas.

Quando praticamos uma atividade física, o coração precisa de um fluxo maior de sangue e oxigênio para desempenhar suas atividades, o que leva ao aumento da frequência cardíaca. Por esse motivo, antes de submeter o órgão a esse esforço, é essencial ter certeza de que ele está em pleno funcionamento.

Por esse motivo, antes de começar a prática do melhor exercício para o coração, você deve procurar um cardiologista que irá alguns solicitar exames, como teste ergométrico e o ecocardiograma, que verificarão como anda a saúde do seu coração.

Fazer atividade física traz inúmeros benefícios para o organismo, reduzindo consideravelmente a suscetibilidade de uma pessoa a um grande grupo de patologias. Dentre os principais benefícios, podemos citar:

  • redução dos riscos de cardiopatias e estresse: praticantes de atividades físicas regulares apresentam diminuição no risco cardiovascular em razão da redução dos níveis de glicemia e das taxas de colesterol LDL(colesterol "ruim"), podendo aumentar o colesterol HDL(colesterol "bom"), acelerando o metabolismo e ganhando massa magra;
  • promoção do bem-estar e de felicidade: os exercícios liberam hormônios responsáveis pelo bem-estar, como a endorfina;
  • melhora da autoestima: não só pela liberação de endorfina, mas a autoestima é melhorada em função dos resultados físicos que essa prática pode trazer, principalmente para quem está acima do peso;
  • fortalecimento do sistema imunológico: ao manter uma rotina de atividades físicas, o sistema imunológico passa a ser beneficiado, reduzindo os riscos de contrair doenças e inflamações.

Somente inicie a prática de exercícios após a liberação do seu médico. Isso é fundamental porque muitas doenças cardíacas são silenciosas e descobertas somente após realização de exames.

A prática de exercício físico é uma das principais recomendações para a prevenção da doença cardiovascular emanadas por várias organizações como a Sociedade Europeia de Cardiologia, estando recomendada a prática de 150 minutos por semana de exercício de intensidade moderada ou 75 minutos de intensidade elevada.

Pela evidência crescente que sustenta estes benefícios, a sua maior divulgação e a maior acessibilidade/oferta de atividades, o número de praticantes regulares de exercício físico, tanto em nível recreativo como competitivo, tem aumentado exponencialmente nos últimos anos. Este aspeto é globalmente muito positivo, mas pode criar problemas adicionais, nomeadamente quanto à necessidade e à metodologia de avaliação clínica prévia.

Além disso, quando diagnosticada alguma doença cardiovascular, nem todas as atividades físicas são recomendadas, e mesmo o melhor exercício para o coração é indicado mediante a alguns cuidados.



Potencialize seu aprendizado e tenha acesso à dezenas de EBOOKS sobre Educação Física de forma gratuita clicando aqui




Comente:

Nenhum comentário

Comentários ofensivos não serão publicados!