Objetivos numa aula de Treinamento Funcional







Sempre vale a pena lembrar dos objetivos que o Treinamento Funcional pode proporcionar para que consigamos preparar a aula de maneira mais eficiente e com a base bem forte e clara.

O Treinamento Funcional como um todo busca recuperar e trabalhar os movimentos funcionais do corpo.

O termo movimento funcional é bem vago e às vezes confunde o profissional. Dependendo da definição, qualquer coisa pode se encaixar nessa categoria. Quando se falar em movimento funcional, associe a algo que seja transferível para a vida diária.

Ou seja, não são exercícios em máquinas que o aluno nunca vai conseguir reproduzir durante o dia. Para algo ser considerado transferível precisa se assemelhar aos movimentos cotidianos ou à modalidade esportiva praticada.

O Treinamento Funcional tornou-se uma modalidade extremamente popular. Atualmente quase todas academias investem em algum tipo de programa de TF, seja ele em aulas individuais ou em grupo para seus praticantes.

Sua eficiência é a mais importante explicação. Ele pode ser usado para emagrecimento, melhoria no desempenho de atletas e até para reabilitação de patologias.

Durante uma aula dessa modalidade o instrutor busca atingir alguns objetivos com seu aluno. Esses objetivos não são os mesmos que motivam o aluno, mas as necessidades do corpo que o movimento funcional deve recuperar. Eles são:

Resistência cardiovascular;
Força muscular;
Resistência muscular;
Flexibilidade;
Coordenação motora;
Equilíbrio.

Se você já trabalha com tal modalidade, então agora é a hora de se atualizar e ver maneiras de deixar sua aula ainda mais dinâmica.

De acordo com esse objetivo o tipo de exercícios mudará. Talvez você queira melhorar o equilíbrio do seu aluno idoso. Provavelmente isso quer dizer que a aula terá muitos movimentos em bases instáveis ou na fita de suspensão. Trabalhando com um atleta que quer melhorar gestos esportivos teremos de usar movimentos específicos. Por isso, pense bem nesse objetivo.

Lembrando que devemos pensar também nas características funcionais que o aluno deve trabalhar. Mesmo que o foco da aula seja em equilíbrio você deve incluir as outras características. Seu aluno nunca trabalhará só uma delas na sua vida diária, então por que faria isso em aula? A escolha dos exercícios é uma parte importantíssima, de acordo com os seus objetivos.

Para Finalizar

Conheça o Fórmula do Treino Funcional Eficaz. Um curso completo com Aulas de treinamento funcional  e Cross Treino na Areia e em Studio. Conteúdo elaborado como auxílio para acadêmicos e professores de Educação Física que pretendem trabalhar com seus alunos e clientes, podendo ser individualmente ou na parte coletiva , com atividades físicas voltadas para a promoção de bem estar, saúde, emagrecimento e ganho de massa muscular. Clique aqui e saiba mais!


Potencialize seu aprendizado e tenha acesso à dezenas de EBOOKS sobre Educação Física de forma gratuita clicando aqui




Comente:

Nenhum comentário

Comentários ofensivos não serão publicados!