Podemos dizer que os sentidos são classificados em cinco: paladar, tato, olfato, audição e visão. Existem, entretanto, sentidos conhecidos por somáticos, que coletam informações sensoriais (dor, temperatura e posicionamento) e enviam ao sistema nervoso central. Estamos, sim, falando da propriocepção, que é o sentido de posicionamento e envolve aspectos estáticos e dinâmicos. O aspecto estático provê a orientação consciente de uma parte do corpo em relação à outra e o aspecto dinâmico envia ao sistema neuromuscular informações sobre a frequência e a direção dos movimentos.
Apesar de haver várias definições para propriocepção, este termo pode ser resumido como "o sentido das articulações", ou ainda, o processo que permite ao corpo manter estabilidade e orientação enquanto se movimenta.
Uma forma de melhorar a propriocepção é utilizar o Treinamento funcional, que é o programa de exercícios planejado para desafiar, ampliar e melhorar a atuação dos mecanismos proprioceptivos e gerar melhor postura e maior equilíbrio.
Ao contrário dos localizados, os exercícios funcionais solicitam diversos músculos simultaneamente, em cadeias. As sequências incluem exercícios lentos para promover conscientização do movimento e exercícios mais rápidos e bruscos, onde a instabilidade criada externamente provoca respostas inconscientes ou reflexos.
Os melhores programas de musculação e de ginástica de hoje em dia devem incluir o treinamento funcional em seu planejamento. Na musculação, especificamente, já existem linhas de equipamentos (como o Switching) especialmente desenhados para trabalhar os músculos em cadeias - o equipamento não tem banco, o praticante exercita-se em pé e tem um consumo calórico bem grande.
Espero que você tenha gostado do texto.
Nenhum comentário
Comentários ofensivos não serão publicados!