Seja um bom professor de Handebol








O handebol, praticado como elemento educativo no processo de aprendizagem do aluno na escola, interfere diretamente em suas habilidades e também em suas tomadas de decisões durante sua vida. Existe um alcance que este esporte evidencia, explorado entre as outras demais modalidades, que é a interação das habilidades motoras com as cognitivas, para o exercício contínuo dentro e fora da prática esportiva.

A prática do Handebol permite três movimentos naturais, que são: o correr, o saltar e o arremessar, acontecendo de modo constante. Na escola, esses movimentos fazem parte de uma rotina estabelecida pelo professor  dentro de suas aulas. Assim, cada vez mais a criança é inserida nesta prática esportiva e, por consequência, com uma melhor condição física e com mais possibilidades sociais, no meio em que convive.

Uma das maneiras de intervenção mais expressiva no que diz respeito a promover a atuação, de forma crítica, do aluno diante da sociedade pode ser o construtivismo. Esta é uma estratégia que valoriza o movimento, por perceber que com a prática de atividades motoras é possível desenvolver a leitura, a escrita, o raciocínio lógico, proporcionar ações interdisciplinares e evidenciar questões culturais.

O construtivismo é apresentado como uma opção metodológica, que está presente nas diferentes segmentações do contexto escolar, em oposição às propostas mecanicistas. Esta concepção dá ênfase aos aspectos psicomotores, sociais, afetivos e motores.

Na abordagem construtivista o jogo enquanto conteúdo/estratégia tem papel privilegiado. É considerado o principal modo de ensino-aprendizagem, um instrumento pedagógico, pois enquanto joga e brinca a criança aprende. Sendo que este aprender deve ocorrer num ambiente lúdico e prazeroso para a criança

Jogar handebol significa (na defesa) fechar a própria área de gol e o gol, e receber a bola (no ataque) tão habilmente, na proximidade do gol adversário, que se crie uma oportunidade favorável de gol que deve ser aproveitada.Então, professor, crie situações de forma lúdica e divertida que os alunos cheguem a esses objetivos.

Quer aprender a dar aulas de Handebol com segurança? Conheça o curso online  HANDEBOL EDUCACIONAL.  É um conteúdo voltado para potencializar o ensino do Handebol seguindo as idades dos alunos e suas fases de desenvolvimento. Clique aqui e saiba mais!


Potencialize seu aprendizado e tenha acesso à dezenas de EBOOKS sobre Educação Física de forma gratuita clicando aqui




Comente:

Nenhum comentário

Comentários ofensivos não serão publicados!