Saiba mais sobre Periodização na Musculação







A musculação é uma atividade cada vez mais prtatica e para termos uma eficiência máxima, tem alguns aspectos que precisam ser observados e um dos principais é a periodização.

Assim como no treinamento físico, a periodização na musculação é composta de macrociclo, mesociclos e microciclos.  Obedecendo as características de cada período desse, teremos estímulos diferentes, em períodos pre determinados que farão com que o aluno alcance os objetivos alcançados. Além disso, evita o overtraining, que é um grande vilão para o aparecimento de lesões.

Cada etapa da periodização tem as suas características e seus objetivos.

O Macrociclo abrange o objetivo principal do atleta, ou seja, aquilo que ele quer alcançar ao longo do treinamento. Se formos pensar no treinamento físico de uma equipe de futebol, cujo objetivo é conquistar o brasileirão, é feito um macrociclo com duração de aproximadamente um ano.

O macrociclo é dividido em três fases: preparatória, competitiva e transitória. Dentro de cada uma delas existem períodos de treinamento menores (mesociclos). Além disso, dentro dos mesociclos há os microciclos. A união de cada um dos estágios é o que vai garantir um treinamento eficiente — indispensável para chegar aos resultados.

Se o macrociclo dura aproximadamente um ano, o mesociclo tem um intervalo de cerca de duas a seis semanas. Basicamente, essa fase é dividida em: preparatório geral, preparatório especial, preparação competitiva, treinamento pré-competitivo imediato e  transitório.

Cada uma das etapas é organizada de acordo com objetivos predefinidos. Por exemplo, na preparação geral, o professor de Educação Física deve dar prioridade aos treinos que aumentam as habilidades gerais e motoras.

Já no preparatório especial, pode-se desenvolver técnicas mais especializadas. Durante a preparação competitiva, por sua vez, a manutenção do condicionamento, a prevenção de lesões e o aprimoramento tático são essenciais.

Para finalizar, o microciclo é a menor unidade da periodização. Ele pode durar de uma a quatro semanas, sendo que a união de todos os microciclos é o que dá origem aos mesociclos. Portanto,  os objetivos são de curto prazo e devem ser conquistados em cada sessão. A correção postural e a melhora de alguma técnica específica são alguns exemplos. Para alcançar esses resultados, é fundamental que o treinador ajuste a intensidade e a quantidade de treinos de acordo com a capacidade e evolução individual de cada atleta.

Então, cada sessão de musculação fará parte de um microciclo, que deverá ser planejado para alcançar o melhor resultado proposto de acordo com o objetivo. A periodização tem como principal objetivo melhorar a performance e o resultado do atleta. Por meio dessa organização sistemática de atividades, é criada uma rotina de treinos com estímulos diferentes, que se alternam de acordo com o ciclo e as metas de cada praticante, seja ele amador ou profissional.

Aprender a trabalhar com vários aspectos da Musculação te fará um profissional mais reconhecido.

Como toda modalidade, a musculação tem caminhos para fazer o seu aluno ter melhor resultado. o ebook Trabalhe com Musculação esse ebook traz conteúdo para o estudante e profissional de Educação Física trabalhar com Musculação com eficiência e segurança. Clique aqui para saber mais!
 


Potencialize seu aprendizado e tenha acesso à dezenas de EBOOKS sobre Educação Física de forma gratuita clicando aqui




Comente:

Nenhum comentário

Comentários ofensivos não serão publicados!