O que é um Coaching de alta performance nos esportes?





Coaching é a palavra inglesa que se refere ao ato de treinar alguém.Inicialmente utilizada apenas em âmbito esportivo e com grande difusão no meio empresarial, essa prática, hoje, possui uma enorme variedade de aplicações.O Coaching de alta performance é um processo dirigido para pessoas que estão decididas a obterem o máximo de suas potencialidades em sua área de atuação: seja no meio esportivo, na vida pessoal ou ainda corporativa.

Alta performance no esporte

No esporte de alta performance para se obter grandes resultados é necessário um equilíbrio entre os aspectos físicos e emocionais. Cada vez mais, grandes equipes buscam apoio de outros profissionais que atuam com técnicas complementares ao desenvolvimento técnico e tático.

Entre estas ferramentas destacam-se o uso de Coaching, meditação, hipnose, Programação Neurolinguística, Eneagrama e Psicobiologia.Diversas modalidades esportivas já utilizaram ou ainda se beneficiam destes programas, no futebol destacam-se: Manchester United, Milan, seleção italiana vencedora da copa do mundo em 2006, seleção brasileira e Cruzeiro.

Diferentemente das intervenções pontuais que alguns clubes realizam, o coaching possui um caráter inovador pois visa oferecer de uma forma constante ao atleta ferramentas para utilizar o máximo de suas potencialidades técnicas e físicas sem a interferência excessiva da mente auto-crítica racional.

Como as neurociências nos mostram que o corpo e a mente funcionam como uma via de mão dupla, pensamentos, emoções e comportamentos influenciam-se um ao outro.A limitação da performance pode acontecer, seja quando o atleta ou a equipe acessa pensamentos derrotistas, falta de clareza sobre propósito, identidade e valores ou traz lembranças recorrentes de fracassos, ou ainda ao assumir comportamentos improdutivos e também ao mergulhar em estados emocionais enfraquecedores.

Desta forma podemos fortalecer nos esportistas e na equipe técnica comportamentos, pensamentos, clareza de propósito, identidade e valores, além de estados emocionais que lhes impulsionarão a atingir a alta performance de uma forma natural, permitindo que o talento possa se apresentar em sua totalidade.

Autor: Dr. Leandro de Oliveira - Medicina Comportamental e Coaching na Saúde.




Potencialize seu aprendizado e tenha acesso à dezenas de EBOOKS sobre Educação Física de forma gratuita clicando aqui




Comente:

Nenhum comentário

Comentários ofensivos não serão publicados!