O que é a Tríade da Mulher Atleta?






A chamada tríade da mulher atleta é uma síndrome que ocorre não somente em mulheres que participam de exercícios de caráter competitivo, mas acomete de modo cada vez mais frequente adolescentes e mulheres praticantes de atividade física de caráter recreacional. Os seus componentes são: distúrbios alimentares (anorexia/bulimia), amenorreia (ausência da menstruação) e osteopenia (perda óssea).

Esta síndrome é frequentemente negada e não diagnosticada. Por trás dos sinais e sintomas está a pressão interna e externa para se tentar atingir e manter um peso corporal e um percentual de gordura exageradamente baixos. Desta forma, no plano não-desportivo verifica-se com frequência a pressão social pela adoção de padrões estéticos que divergem das características naturais individuais.

No plano desportivo, as atletas de maior risco são aquelas que participam ou de esportes que valorizam a manutenção de um baixo peso corporal, como ginástica, patinação artística, saltos ornamentais e dança, ou de modalidades de endurance, como corrida de longa distância e ciclismo. É fundamental um maior conhecimento dos achados e das consequências dessa tríade por parte de médicos, atletas, pais, técnicos e assessorias desportivas para uma prevenção precoce e um tratamento eficaz.

Apesar do nome estar diretamente ligado às mulheres atletas, qualquer mulher que disponha de baixa energia no organismo, pode estar com esse desequilíbrio. Por isso, é importante ter uma alimentação balanceada e suficiente para o nível de gasto energético gasto.

Vale lembrar que há fatores de risco que tornam a mulher ainda mais suscetível à Tríade da Mulher Atleta: os distúrbios de comportamento alimentar (como a bulimia e a anorexia) e alterações psicológicas de imagem (como a baixa auto-estima).

Para terminar esse post, preciso falar que professor Paulo Gentil resolveu colocar em evidência tudo que aprendeu em todos os anos de estudo e experiência profissional que possui. Ele compilou seu conhecimento numa Master Certification Paulo Gentil com debate de assuntos como emagrecimento, obesidade, hipertrofia e exercícios para mulheres, crianças e idosos. Bem completo. Clique aqui e saiba mais!



Livre de vírus. www.avast.com.


Potencialize seu aprendizado e tenha acesso à dezenas de EBOOKS sobre Educação Física de forma gratuita clicando aqui




Comente:

Nenhum comentário

Comentários ofensivos não serão publicados!