Qualquer pessoa que treina em excesso corre o risco de desenvolver a síndrome do overtraining, que provoca alterações fisiológicas como: dores musculares, cansaço constante, fraqueza, alterações no ritmo cardiorrespiratório, falta de coordenação e o desejo de abandonar o exercício. Quando essa sindrome se torna crônica, também podem ocorrer sintomas psicológicos como irritabilidade, alterações no sono, perda de peso, queda súbita de rendimento, falta de concentração e atenção.
Quando o músculo não é capaz de suportar um grau de força muito alto ocorre a fadiga muscular. Outra coisa que pode causar a fadiga dos músculos é o excesso de cálcio, prejudicando as fibras musculares. Fatores psicológicos também são importantes e devem ser consideradas. O que a atleta pensa durante uma competição intensa, na qual fadiga e o sofrimento podem tornar-se totalmente consumidores, é extremamente relevante para a natureza de sua atuação.
A fadiga é um cansaço e geralmente é gerado por esforços repetitivos de exercícios que exige mais do que se pode aguentar, por isso nesses casos cabe a suplementação e descanso.
Os sintomas da fadiga esportiva variam de pessoa para pessoa. O excesso de exercícios, aliado à falta de descanso e à má alimentação, geram uma série de carências e alterações que podem se manifestar das seguintes formas:
– Cansaço excessivo, falta de interesse nas tarefas cotidianas e falta de pique para treinar.
– Redução do rendimento esportivo e recuperação lenta depois do treino.
– Lesões, dores musculares e articulares.
– Aumento da frequência cardíaca em estado de repouso e do nível de lactato.
– Dificuldade para dormir, relaxar e se concentrar. Instabilidade emocional.
– Náuseas, mal-estar estomacal, perda de apetite e de peso.
– Predisposição a infecções, sobretudo respiratórias.
A fadiga é a "redução reversível de capacidade de desempenho físico e/ou psicológico, que, no entanto, ao contrário do esgotamento, ainda possibilita uma continuação da carga embora com um gasto de energia em parte bem maior e com a coordenação prejudicada".
Espero que você tenha gostado do texto.
Comente:
Nenhum comentário
Comentários ofensivos não serão publicados!