Como potencializar o seu Condicionamento Físico






O condicionamento físico pode ser definido como a capacidade que o corpo tem de realizar atividades motoras específicas. Assim, por meio de exercícios físicos, os órgãos são condicionados a funcionarem de maneira eficaz e a obterem bom desempenho quando necessário. São alguns deles: músculos, coração, pulmões e vasos sanguíneos.

Isso se explica pelo fato de que o corpo requer um funcionamento específico para cada tipo de atividade. Assim, uma caminhada, uma corrida ou musculação são exercícios distintos e que requerem diferentes atuações dos nossos órgãos. São exemplos de treinamentos para melhora do condicionamento físico:

treino de força;
resistência muscular e cardiorrespiratória;
exercícios de flexibilidade.

Treinar o condicionamento físico, portanto, é a melhor solução que você tem para tornar a atividade física parte de sua rotina. Um bom condicionamento físico, voltado para a saúde ou mesmo para o esporte, leva o indivíduo a ter uma melhor aptidão física, pois estando bem condicionado é capaz e executar as tarefas do seu dia a dia com menor esforço, maior rendimento e menor risco de lesões. Quais os tipos de treino que devemos fazer?

Força

Nas sessões de treino cujo foco é ganhar força, vamos desacelerar os movimentos e aumentar o tempo sob tensão (TST), o que provou gerar grandes ganhos de força. A desaceleração permitirá que nos concentremos na mecânica apropriada, nos movimentando da maneira que o corpo deveria se movimentar e desfazendo os efeitos das horas que muitos de nós passamos sentados todos os dias.

HIIT

Com foco no HIIT, você se movimentará rapidamente e respirará de forma intensa. Você ficará sem fôlego e com uma sensação de queimação nos músculos, mas é assim que os resultados são obtidos. Então, não tenha vergonha de ampliar seu potencial. A combinação de treinos cardiovasculares e de força oferece o melhor dos dois mundos: hipertrofia e ganhos de força com um aumento nas calorias queimadas.

Mobilidade

O objetivo do treino de mobilidade é aumentar nossa amplitude de movimento e obter o controle de novos movimentos. Ao investir seu tempo se movimentando bem e com propósito, você poderá recuperar toda a amplitude de movimento e eliminar as dores que pode estar sentindo. Afinal, a força por si só não é suficiente, você precisa de toda uma amplitude de movimentos e músculos funcionais para poder usar sua força.

Progressivamente...

É importante destacar que o primeiro passo para adquirir um bom condicionamento é realizar exercícios progressivos — principalmente se você estiver há algum tempo parado. Se quiser começar a correr, por exemplo, inicie os seus treinos com caminhadas leves e vá aumentando o ritmo conforme o seu corpo se acostuma.

O ideal é que cada etapa do treinamento seja feita de forma bem elaborada com números de repetições e intensidades preestabelecidas. Por isso, sempre que possível, peça para que um profissional monte uma planilha de treinos adequada para você.

Overtraining

Exercícios em excesso também são prejudiciais, pois o corpo exige certos limites que precisam ser respeitados. Então, deixe seu corpo descansar após a realização das atividades físicas.

O overtraining, ou seja, sobrecarga de treinamento, é mais comum do que parece e é extremamente prejudicial, tanto para iniciantes quanto para os experientes. Se o seu corpo não está relaxando o suficiente, não vai ajudar em nada o seu condicionamento físico. Pelo contrário, só vai te prejudicar.

Profissional

Executar um bom plano de treinamento físico levará o indivíduo a diminuir os riscos de lesões, melhorar seu desempenho nas atividades esportivas, cansar menos ao final de cada atividade e não sentirá aquelas dores musculares tão desagradáveis no dia seguinte. Porém, alguns cuidados são necessários como fazer um bom aquecimento, hidratar-se e usar roupas e sapatos adequados, além de se alimentar e repousar corretamente e pedir a orientação de um profissional da Educação Física.

Para finalizar, indico um conteúdo Fisiologia do Exercício - Módulo: Sistema Cardiovascular destinado para estudantes de Fisioterapia e Educação Física e tem como objetivo, aplicar os conceitos do sistema cardiovascular em diferentes situação do exercícios físico. Clique aqui e saiba mais!


Potencialize seu aprendizado e tenha acesso à dezenas de EBOOKS sobre Educação Física de forma gratuita clicando aqui




Comente:

Nenhum comentário

Comentários ofensivos não serão publicados!