Periodização do treinamento no Voleibol






O voleibol é um esporte aeróbio com ênfase anaeróbia alática, isso significa que apesar de ter uma duração de baixa intensidade durante a maior parte do tempo, existem momentos em que existe um pico de esforço enérgico como um salto, um deslocamento em direção na bola, um ataque.

Vale ressaltar que é uma estratégia interessante que o treinamento seja dividido por posicionamento de quadra dos atletas, as necessidades físicas de um levantador são absolutamente diferentes daquelas de um jogador de meio ou um líbero.

Dentro desses grupos ainda fica a necessidade das diferenças individuais. Alguns atletas precisarão de mais massa magra, outros da diminuição de níveis de gordura, outro de velocidade de deslocamento.

Periodizar é o método lógico de manipulação das variáveis de treinamento tendo como fim o aumento do potencial para atingir objetivos de performance.

A periodização é um processo de estruturação de suas fases, que busca atingir níveis máximos ou ótimos das capacidades físicas, da técnica, da tática e psicológica dos atletas, através de avaliações periódicas com a finalidade de verificar quais são os pontos que foram bem trabalhados e áreas que devem sofrer alterações na aplicação destes.


Para finalizar, você sabe como Montar Treinos de Voleibol? Se quiser mais dicas sobre isso, conheça o material "Como Montar Treinos de Voleibol: Da Iniciação ao Alto Rendimento - Com VÍDEOS e APOSTILA". É bem completo!  Clique aqui e saiba mais!


Potencialize seu aprendizado e tenha acesso à dezenas de EBOOKS sobre Educação Física de forma gratuita clicando aqui




Comente:

Nenhum comentário

Comentários ofensivos não serão publicados!