Como ensinar numa Escolinha de Futebol?







O ensinar no futebol, não é uma simples transmissão de conhecimento ou imitação de gestos, onde o aluno seja apenas um receptor passivo, acrítico, inocente e indefeso de seus fundamentos técnicos.

Ensinar futebol é uma prática pedagógica, desenvolvida dentro de um processo de ensino-aprendizagem, que leve em conta o sujeito aluno, criando possibilidades para construir esse conhecimento, inserindo e fazendo interagir o que o aluno já sabe, com o novo, ampliando-se assim, sua bagagem cultural e motora.

A prática do futebol envolve a adaptação e a familiarização de seus fundamentos. É importante que o aluno aprenda a ter o contato com a bola, com o espaço de jogo, na relação com os colegas e adversários e, principalmente, em aspectos da aprendizagem motora, com o objetivo de utilizar as técnicas que envolvem essa modalidade esportiva em determinados momentos do jogo, de forma eficiente.

E, finalmente, que a relação com os colegas e adversários supere qualquer manifestação de preconceitos.

O ensinamento de gestos motores são essenciais para a aprendizagem do futebol, mas só a execução do gesto em si não possibilita com que o aluno aprenda a jogar. Talvez o erro de muitos professores é fazer seus alunos repetirem fundamentos de forma impecável, ao invés de proporcionar a execução eficiente do movimento de acordo com a necessidade em que o jogo propõe.

A aprendizagem dos movimentos não deve ser capaz de serem eficientes e corretos, mas eficazes perante as situações de ataque e defesa encontradas pelo aluno durante o jogo.

Para professores que querem ATIVIDADES DE FUTEBOL para aulas em escolas e escolinhas, vale a pena conhecer o TOP 100 FUTEBOL ESCOLAR. Clique aqui para saber mais!



Potencialize seu aprendizado e tenha acesso à dezenas de EBOOKS sobre Educação Física de forma gratuita clicando aqui




Comente:

Nenhum comentário

Comentários ofensivos não serão publicados!