Tipos de Ginástica Laboral






Evidências demonstram a importância da Ginástica Laboral na prevenção de doenças ocupacionais, tais como LER/DORT, na redução dos acidentes de trabalho e das faltas, bem como no aumento da produtividade, na diminuição dos gastos com assistência médica e, consequentemente, em um maior retorno financeiro para as empresas

Existem diversos tipos de ginástica laboral que podem ser aplicados no trabalho. Serve para diversos estilos de trabalho, desde os braçais até os de escritórios. Vamos aos estilos:

  • Ginástica corretiva: O nome propriamente escrito tem o objetivo de corrigir futuros problemas que o empregado poderá ter. Como um trabalhador braçal, ele poderá ter futuros problemas nos braços e costas, a ginástica corretiva irá prevenir futuras lesões.
  • Ginástica compensatória: Essa ginástica serve para quebrar a monotonia do trabalho, como alguns empregos fazem o trabalhador pouco se mover, como de escritório. Assim, o objetivo é fazer o colaborador se mexer e corrigir postura para não ter problemas futuros.
  • Ginástica preparatória: O objetivo desse alongamento é fazer antes da atividade laboral, com o propósito de alongar os músculos que serão utilizados durante a jornada de trabalho. Além disso, esse alongamento ajuda na circulação de sangue e a concentração.
  • Ginástica preventiva: Essa é a que trata de forma diferente em relação com as outras, com o objetivo de melhorar a saúde do colaborador e prevenir futuras lesões, esse alongamento serve para perder peso e ajudar na melhor circulação do sangue, fazendo o funcionário ter melhor saúde, evitando que ele se ausente por diversos problemas, além de aumentar sua autoestima.
  • Ginástica de relaxamento: Por último, a ginástica de relaxamento é usada depois do expediente, tem o objetivo de oxigenar o ar no corpo dos trabalhadores e assim, ter mais descanso e a sensação de relaxamento que é proposto na atividade.

O objetivo maior da ginástica laboral é melhorar a saúde e evitar lesões dos funcionários devido aos esforços repetitivos e outras doenças ocupacionais. Realizar exercícios físicos, mesmo que de baixa intensidade, no ambiente de trabalho, alivia o estresse e diminui as tensões adquiridas durante o dia. Os alongamentos melhoram a postura e previnem problemas de circulação, além de relaxar as musculaturas do corpo.

Quer trabalhar com eficiência com um bom caminho para desempenhar um bom trabalho? Tem o caminho para  elaborar um projeto de ginástica laboral de maneira única. Aprenda a implantar Ginástica Laboral em empresas de qualquer porte! Clique aqui e saiba mais!



Potencialize seu aprendizado e tenha acesso à dezenas de EBOOKS sobre Educação Física de forma gratuita clicando aqui




Comente:

Nenhum comentário

Comentários ofensivos não serão publicados!