5 atividades para iniciação desportiva







As atividades que envolvem a iniciação desportiva possibilitam vivências corporais com um elevado graus de interesse por parte de nossos alunos, devido às condições favoráveis para o envolvimento de grandes grupos, tornando uma prática muitas vezes excelente, em uma extremamente democrática.
 
Não podemos reproduzir o modelo social brasileiro de exclusão em nossa prática pedagógica. Devemos oportunizar aos menos habilidosos as mesmas possibilidades de todo o grupo, sendo o aluno habilidoso, um colaborador no processo e não, um privilegiado.
 
Abaixo apresentamos alguns jogos que deverão passar pela análise crítica de nossos alunos, possibilitando uma intervenção direta, na construção do ser social atuante nas transformações do meio em que vive.

Basquetevôlei

Material: 1 bola de voleibolou borracha

Formação: Dois grupos
Organização: Equipes disposta na área de jogo (quadra).
Desenvolvimento: O jogo terá início com a bola ao alto. A equipe de posse de bola, trocará passes, usando somente os fundamentos do voleibol (toque, manchete, levantamentos, saques, cortadas), tentando como objetivo fazer cestas.


Manter a área livre

Material:
Balões
Rede de voleibol ou elástico ou cordão
Som com fita ou cd

Formação: Dois grupos
Organização: Solicitar ao grupo que se posicionem, cada um em uma área de jogo, separados pela rede. Cada participante de posse de um balão, deverá enchê-lo.
Desenvolvimento: Com o  início da música, todos os participantes deverão passar o balão para o campo adversário, devolvendo os que passarem para o seu campo. A cada interrupção da música o monitor efetuará a contagem. No momento da interrupção o grupo que tiver menos balões em seu campo marca ponto.

Nota: O monitor deverá ir construindo as regras junto com os alunos, no momento em que forem ocorrendo as infrações.
  


Handfut

Material:
1 bola

Formação: Dois grupos
Organização: Dois grupos na área de jogo, definindo um participante para o gol.
Desenvolvimento: Os alunos trocam passes com as mãos entre sua equipe, mas só podendo realizar o gol com os pés ou com a cabeça, concluindo o lançamento.
  


Handebol de baliza

Material: 1 bola, bancos ou cadeiras, cones ou latas

Formação: Dois grupos
Organização: Dois grupos na área de jogo, localizando os bancos sobre as metas (gols), colocar, sobre cada banco, um cone ou uma lata.
Desenvolvimento: O jogo tem início com a troca de passes e arremessos com as mãos entre os grupos, sendo o ponto marcado, a cada cone derrubado com o arremesso. Vence a equipe que conseguir derrubar todos os cones.

Nota 01: O ponto só será validado com a queda total do cone.

Nota 02: A defesa obedecerá a marcação da área de handebol.
    
 
Jogo dos sete passes

Material: 1 bola

Formação: Dois grupos
Organização: Após a divisão dos participantes em dois grupos, solicitar que os mesmos se espalhem pela área de jogo.
Desenvolvimento: O jogo terá início com a bola ao alto. A equipe de posse de bola, deverá tentar efetuar sete passes, sem que haja interrupção da equipe adversária. A cada sete passes efetuados com êxito, a equipe marcará um ponto, reiniciando assim a contagem.

Nota 01: A contagem dos passes deverá ser efetuada em voz alta e clara.

Nota 02: A cada bola interceptada pela equipe adversária a contagem reinicia do zero.
  



Potencialize seu aprendizado e tenha acesso à dezenas de EBOOKS sobre Educação Física de forma gratuita clicando aqui




Comente: