Treinamento funcional para o Jiu-JItsu




https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjkASDTLJNKaK8pBFka3lpaxvK0Y3MpLjaVcJBLYgPuP-ev9SYqYiD1-2SuwYnxe_NjPXePkw4kR-2OTiuE2wXMVtXYfqEJ7_o9icUVj1X5v1imxZSQKBUcJC_nu8N7Gm_9J-kBxm90g5tm/s1600/Funcional.jpg

O treinamento funcional vem ganhando espaço entre os praticantes de jiu jitsu. Para melhoria da performance os atletas gregos desenvolveram equipamentos e métodos de treinamento específicos para superação de resultados. Esta prática, também foi aplicada na Roma Antiga, entre os gladiadores.

Acesse o blog da Educação Fisica

Na atualidade o treinamento funcional, mantém a sua essência como um método de treinamento físico especifico , com a premissa básica de melhoria da aptidão física relacionada à saúde ou melhoria da aptidão física, relacionada a performance esportiva e prevenção de lesão músculo esquelético. Tem como característica realizar a convergência das habilidades biomotoras fundamentais do ser humano, para produção de movimentos mais eficientes.

Paul Chek desenvolveu um sistema de treinamento funcional focado nos movimentos fundamentais do homem primitivo e que são executados também no cotidiano do homem moderno, são eles os movimentos de: agachar, avançar, abaixar, puxar, empurrar, levantar e girar.

Algumas linhas de pesquisa sobre treinamento funcional referem-se ao treinamento com instabilidade e/ou treinamento do core. Podemos entender como treinamento do core um programa de exercícios físicos que visa melhorar a capacidade de controlar a posição e o movimento do tronco sobre a pelve e as pernas para permitir uma ótima produção, transferência e controle da força e movimento , numa cadeia integrada de atividades.

Desta forma o produto do controle motor e da capacidade muscular do complexo lombo-pélvico-quadril é a estabilidade do centro corporal (core).

Para que o treinamento produza aumento da performance é necessário expor o organismo a estímulos maiores do que os realizados normalmente, pois sempre que o estímulo se estabilizar, o organismo também estabilizará sua resposta.



Potencialize seu aprendizado e tenha acesso à dezenas de EBOOKS sobre Educação Física de forma gratuita clicando aqui




Comente:

Nenhum comentário

Comentários ofensivos não serão publicados!