Dores no joelho podem prejudicar o Treinamento Físico




 

Não tem como negar que os joelhos são muito exigidos na atividade física. Não ter um bom fortalecimento ou fazer movimentos errados pode trazer dores na região.

A gente sabe que o joelho forma uma das maiores e mais complexas articulações do corpo humano, envolvem ossos, cartilagens, ligamentos, tendões e bolsas com líquido para lubrificá-los. Esse conjunto é vulnerável a traumas e frequentemente é recrutado em excesso, tornando a área suscetível a lesões.

Eles apresentam sinais quando estão com problemas. Atente-se à presença de dor sem esforço, de dificuldade para apoiar o peso do corpo ou de movimentá-los, de estalos ou rangidos dolorosos e de inchaço e vermelhidão na articulação.

Esses desconfortos são causados por distintas razões, desde artrite, artrose, bursite, sinovite, lesões de menisco, de ligamentos e da patela, tendinite ou rompimento de tendões, até inflamações em outras regiões adjacentes.

Podem desencadear tais situações: o treinamento excessivo, a execução inadequada de exercícios, o uso de calçados e materiais inapropriados, a falta de condicionamento dos músculos e de flexibilidade, a existência de desequilíbrios musculares (sobretudo entre a musculatura anterior e posterior da coxa), de questões biomecânicas que resultam em tensão sobre os joelhos ou de debilidades em outras articulações.

O diagnóstico correto é fundamental, pois diferentes fatores, estruturas e problemas, muitas vezes, causam os mesmos sintomas. O exame clínico com um especialista possibilitará a avaliação mais precisa.

O tratamento difere conforme o caso, entretanto, habitualmente é realizado com exercícios de fortalecimento muscular (coxa e músculos estabilizadores do quadril), alongamento e adequação, quando preciso, de aspectos do treinamento (frequência de treino, por exemplo). Quadros mais graves demandam o uso de medicamentos ou até mesmo intervenções cirúrgicas.

É preciso tomar cuidado para que essas dores não interfiram no treinamento, seja ele qual for. Atenção aos sinais, prevenção com fortalecimento de musculatura e cuidado na execução de movimentos são os pontos de partida para que dores no joelho não prejudiquem qualquer treinamento.

Até a próxima!


Potencialize seu aprendizado e tenha acesso à dezenas de EBOOKS sobre Educação Física de forma gratuita clicando aqui




Comente:

Nenhum comentário

Comentários ofensivos não serão publicados!