Princípio da Especificidade e o Futsal






O futebol de salão, também conhecido como futsal, é um esporte de origem uruguaia do século XX. É uma variação do futebol, tendo, portanto, estruturas e algumas regras semelhantes. Pode ser praticado tanto por homens quanto mulheres e em quadras tanto abertas quanto fechadas.

Para desempenhar um bom jogo de futsal, é preciso que haja uma eficiência na execução dos fundamentos do esporte. E para se chegar ao melhor dessa eficiência, é preciso muito treinamento. Um dos princípios do treinamento que penso ser indispensável é o Princípio da Especificidade.

Conceitualmente, o princípio da especificidade é aquele que impõe, como ponto essencial, que o treinamento deve ser montado sobre os requisitos específicos da performance desportiva em termos de qualidade física interveniente, sistema energético preponderante, segmento corporal e coordenações psicomotoras utilizados.

Transferindo para o futsal, esse princípio diz que o treino deve tentar simular o máximo possível da situação que se quer treinar.  Ou seja, se você quer treinar para um jogo de Futsal, você deve simular o máximo possível de um jogo de Futsal.

É claro que, se você quer treinar outros fundamentos do Futsal, como passe por exemplo, você vai adaptar o jogo para "isolar" o fundamento do passe. Mas se você quiser trabalhar situações de jogo, como contra-ataque com superioridade ou inferioridade numérica, adaptar isso na quadra e em situações de jogo fará com que o princípio da especificidade esteja sendo usado no treinamento.

Para finalizar, para você ter um bom treinamento de futsal, você precisa conhecer o "Futsal - Da Formação ao Alto Rendimento - Métodos e Processos do Treinamento".  O Futsal possui características próprias e uma vasta combinação de valências físicas e motoras, é rico em gestuais específicos e visa principalmente sua aplicação em grande velocidade, além, é claro, da necessidade de desenvolvimento individual para atuar em mais de uma posição em jogo. Este livro irá lhe fazer compreender muitos destes processos e melhorar sua visão em relação ao Futsal. Clique aqui e saiba mais!




Potencialize seu aprendizado e tenha acesso à dezenas de EBOOKS sobre Educação Física de forma gratuita clicando aqui




Comente:

Nenhum comentário

Comentários ofensivos não serão publicados!