Diferença entre função e posição no Futebol






Futebol é um esporte disputado entre duas equipes, cada uma com 11 jogadores, que utilizam os pés e a cabeça para movimentar a bola em direção ao campo adversário, com o objetivo de colocá-la dentro do gol ou meta. A partida divide-se em dois tempos de 45 minutos, com um intervalo de 15 minutos. O tempo de jogo pode ser prorrogado por acidente ou qualquer outra causa a critério do juiz. A equipe vencedora é a que faz o maior número de gols.

Muito se fala em função dos jogadores no jogo e sua posição. Você sabe qual é a diferença?

Sendo bem pragmáticos, posição é o que o jogador fala que é. Simples assim. Desse modo, os únicos exemplos de posição são: lateral, zagueiro, volante, meia e atacante. Os demais termos escutados por ai são classificados como sub-categorias.

A posição nada mais é que a região do campo que o jogador vai mais ocupar dentro de uma partida, o espaço que ele tem como referência para ocupar. Ela está muito atrelada ao esquema tático. Simples entender que se você for o meia central do 4-2-3-1, precisa ocupar, de maneira geral, o espaço entre os dois jogadores mais abertos. A posição é descoberta, geralmente, ainda na fase de iniciação do atleta. São vários os casos de jogadores que, com o desenvolvimento na carreira, recuam ou avançam faixas do campo. Normalmente suas características individuais fazem com que ele "escolha" a sua posição lá em seus primeiros chutes dados em escolinhas de futebol.

Já a função vai além. Muito mais atrelada ao modelo de jogo que o treinador quer implantar, retrata o que o jogador precisa fazer nessa denominada faixa do campo em que é escalado. É a diretriz dos comportamentos que o atleta precisa ter com ou sem a bola.

Um dos principais motivos pelos quais a função tem gerado controvérsias é o fato de que o jogador movimenta-se constantemente durante o jogo.  Dessa forma, pode realizar diferentes funções em diferentes fases da partida de futebol.

Quer aprender a montar esquemas defensivos eficientes no futebol? Conheça o Método OTAC - Organização Defensiva no Futebol.

Este curso online oferece para treinadores de futebol novas tendências de treinamentos defensivos modernos onde o aluno terá acesso a diversos materiais como vídeos, artigos em PDF, onde vai aprender de forma didática como organizar um método de treino. Clique aqui e saiba mais!




Potencialize seu aprendizado e tenha acesso à dezenas de EBOOKS sobre Educação Física de forma gratuita clicando aqui




Comente:

Nenhum comentário

Comentários ofensivos não serão publicados!