A flexibilidade é a habilidade de uma articulação mover-se através de uma amplitude completa de movimento. O treinamento da flexibilidade (alongamento) ajuda no equilíbrio dos grupos musculares que podem estar sobrecarregados devido ao exercício ou atividade física ou como resultado de uma má postura. É importante esclarecer os muitos benefícios que resultam de um bom programa de flexibilidade.
Melhoria do desempenho físico e menores riscos de lesão
Primeiramente, um seguro e efetivo programa de treinamento de flexibilidade aumenta o desempenho físico. Uma articulação flexível tem a habilidade de mover-se através de uma maior amplitude de movimento e requer menos energia para ser realizada, ao mesmo tempo em que diminui de maneira considerável seu risco de lesão. Muitos profissionais concordam que alongar diminuir a resistência nas estruturas dos tecidos; você estará, portanto, menos susceptível de tornar-se lesionado por exceder a extencibilidade (amplitude máxima dos tecidos) tecidual durante uma atividade.
Redução da dor muscular e melhoria da postura
Estudos recentes mostram que o alongamento lento e estático ajuda a reduzir a dor após exercício. O alongamento estático envolve um estiramento lento, gradual e controlado do músculo durante toda a amplitude de movimento e imóvel por 15-30 segundos na posição mais confortável (sem dor). O alongamento também melhora o equilíbrio muscular e a postura. Muitas estruturas de tecido mole dos indivíduos tem se adaptado mal aos efeitos da gravidade ou mau hábitos posturais. O alongamento pode ajudar a re-alinhar as estruturas de tecido mole, reduzindo assim o esforço que eles realizam para manter uma boa postura nas atividades diárias.
Redução para o risco de dores nas costas
Um benefício chave, e que indico para que as pessoas realizem, é que alongamento reduz o risco de dores nas costas. O alongamento promove o relaxamento muscular. Um músculo em constante contração requer mais energia para realizar atividades. A flexibilidade nos ísquiotibiais, flexores de quadril, quadríceps, e outros músculos que estão inseridos na pelve reduz o estresse para a coluna lombar. O alongamento causa um relaxamento muscular que incentiva uma nutrição saudável diretamente para os músculos; a resultante redução nas toxinas acumuladas reduz o potencial para o encurtamento e tensão muscular e assim reduz a fadiga.
Fluxo sangüíneo elevado e nutriente para os músculos
Um outro grande benefício é que o alongamento aumenta os suprimentos sangüíneos e nutrientes para as estruturas articulares. O alongamento aumenta a temperatura dos tecidos, que por sua vez aumenta a circulação e o transporte de nutrientes. Isto permite uma maior elasticidade dos tecidos e aumentam o desempenho. O alongamento também aumenta o liquido sinovial, que é um liquido lubrificante que promove o transporte de mais nutrientes para as cartilagens das articulações. Isto permite uma maior amplitude de movimento e reduz a degeneração das articulações.
Melhoria da coordenação muscular
Um outro beneficio pouco conhecido é o aumento da coordenação neuromuscular. Estudos mostram que a velocidade dos impulsos nervosos (tempo que um impulso leva para viajar até o cérebro e voltar) é melhorada com o alongamento. Isto colabora para o trabalho de grupos musculares opostos de um modo mais sinérgico e mais coordenados.
Melhoria da apreciação das atividades físicas
O treinamento de flexibilidade também significa apreciação elevada, e um programa de treinamento deve ser divertido se você quer mudar com ele. O alongamento não apenas reduz a dor muscular e aumenta o desempenho, como também ajuda a relaxar a mente e o corpo e traz uma sensibilidade mais elevada de bem-estar e gratificação pessoal durante o exercício.
Como pode ser visto, o treinamento de flexibilidade é um dos componentes chaves de um programa de condicionamento equilibrado e deve ser parte de sua rotina de exercícios. Sem o treinamento de flexibilidade, você pode estar perdendo uma importante parte da saúde geral. O treinamento da flexibilidade fornece muitos benefícios importantes que não podem ser realizados por qualquer outro exercício ou atividade. Boa sorte: espero que você adquira todos os benefícios de um programa de treinamento de flexibilidade efetivo.
Por Chad Tackett
Espero que você tenha gostado desse texto. Se quiser receber mais textos como esse, entre no grupo de Whatsapp para receber textos e informações do nosso material.
Você pode ter um material mais aprofundado sobre esse tema. A Quero Conteúdo disponibiliza dezenas de materiais sobre Educação Física para estudantes e profissionais. Entre em contato com nossa consultora clicando na imagem abaixo!