Futsal e a Educação Física






O Futsal dentro das aulas na Educação Física escolar tem um papel muito importante que é desenvolver cidadãos e não criar atletas.  A Educação Física escolar tem o dever de trabalhar e desenvolver as habilidades motoras, afetivas e cognitivas do aluno, então seja o futsal, também, tem um grande objetivo central, que é desenvolver o total do aluno, aperfeiçoando um cidadão capaz de relacionar-se com o meio em que vive.

O Futsal, nesse sentido, tem um objetivo em suas aulas nas escolas, e o papel que o professor deve exercer no conteúdo de suas aulas deve trabalhar a integração e também a cooperação entre aluno e o professor, mas, para que isso aconteça, o professor deve promover atividades de forma lúdica. Com isso, então, o professor tem um papel fundamental de ir preparando seu aluno para uma competição sadia, na qual deve ter como peça predominante o respeito e a consideração pelo seu adversário.

Os principais alvos da Educação Física são:

Despertar para o encanto de aprender;
Aumentar a competência de inventar e recriar circunstâncias de aprendizagem; expandir a capacidade de comunicação;
Precaver dificuldades motoras, aprendizagem, relacionais e emocionais; Impulsionar a autoconfiança e promover a socialização;
Prevenir dificuldades relacionais de aprendizagem e de desenvolvimento;
Desempenhar um exercício terapêutico no acontecimento de dificuldades relacionais de aprendizagem e de desenvolvimento já abrigados; causar uma estruturação mais proveitosa da originalidade;
Excitar atitudes positivas diante de si, ao outro e ao mundo.

O jovem e o adolescente necessitam de atividades que lhes permitam o desenvolvimento completo, ou seja, a motivação para aprender e para interagir. Desde o Ensino Fundamental, a escola organiza os alunos para agirem em sociedade, trabalhando o corpo e mente por meio de atividades que envolvem o esporte e lazer. O educador na sua aula auxilia o aluno a se ampliar fora da escola, em socializar, isso ajuda bastante para a pessoa ter um convívio na sociedade. Porém, a indisciplina vem dificultando a metodologia de ensino-aprendizagem e tem colocado os professores em situações difíceis.

O entendimento de como o Futsal pode ser desenvolvido por professores, inserindo nas atividades objetivas pedagógicos foi possível a partir de pesquisas disponibilizadas em livros, periódicos e sites, que trazem resultados de sobre histórico do Futsal, proposta de formação cidadã do aluno a partir da disciplina de Educação Escolar, possibilidades de desenvolver habilidades e competências relacionadas à flexibilidade, lateralidade, desenvolvimento de psicomotor e a socialização.

O esporte é, talvez, o conteúdo que melhor atende as especificações para o trabalho da Educação Física escolar veste o grande repertório de possibilidades e objetivos que estão associados a este conteúdo, e se o que se espera é a escola cumpra a sua função social que é tirar criança e jovens da rua inserindo neles o interesse e a possibilidade de dedicar seu tempo, nas aulas de Educação Física e no tempo de lazer pelos esportes de uma forma geral.

Para quem quer lidar com o Futsal na Escola, tenho um conteúdo bem legal. Conheça o curso Futsal Escolar do Rogério Voser. Este curso busca oferecer um referencial teórico sobre o processo de ensino/aprendizagem aplicado ao Futsal Escolar.

Além do material teórico, slides e books, são disponibilizados 70 vídeos com atividades práticas que podem ser aplicados em diferentes faixas etárias. Clique aqui e saiba mais!


Eu sou a Dani. Se você quiser saber mais sobre esse produto, entre em contato pelo Whatsapp ou email . Conheça também uma página de materiais educativos gratuitos .


Potencialize seu aprendizado e tenha acesso à dezenas de EBOOKS sobre Educação Física de forma gratuita clicando aqui




Comente:

Nenhum comentário

Comentários ofensivos não serão publicados!