Para aprimorar a comunicação, os treinadores devem reconhecer que os atletas são uma das fontes mais importantes de aprendizagem e desenvolvimento da capacidade instrucional do treinador. São os atletas que fazem o treinador, propiciam a experiência e lhe dão a matéria para refletir e aperfeiçoar a sua prática.
A melhoria da capacidade instrucional o resultado de um esforço individual, de atualização de conhecimentos, de preparação cuidadosa, de monitoração e de reflexão sobre o treino e a competição, mas o treinador ficará sempre limitado se permanecer fechado em si próprio
- transmita as razões pelas quais espera (ou não espera) certos comportamentos de seus atletas;
- use um estilo de comunicação que seja mais adequado com sua personalidade e sua metodologia de ensino. Não tente copiar o estilo de comunicação de outro professor apenas porque ele se comunica bem;
- aprenda a se tornar mais empático, colocando-se no lugar de seus atletas. Demonstre preocupação por eles e procure entendê-los;
- comunique-se de forma positiva, o que inclui o uso de elogios, encorajamento, apoio e reforço positivo;
- sempre retribua o cumprimento dos atletas;
- seja consistente ao administrar disciplina;
- seja sincero e coerente;
- fale de maneira clara e objetiva: a) organizando suas idéias antes de falar com os atletas; b) explicando tudo detalhadamente, mas sem fazer monólogos longos e cansativos; e c) usando uma linguagem que os jogadores compreendam;
- diga em alto e bom tom e repita suas recomendações;
- escute atenta e ativamente os atletas;
- lembre-se de não julgar um orador pela aparência ou reputação;
- "escute com seus olhos", observando a linguagem do corpo;
- demonstre respeito e consideração;
- formule perguntas para estimular os atletas a expressarem suas idéias e sentimentos;
- crie condições favoráveis para que o atleta sinta-se à vontade na sua presença e para que a comunicação flua livremente.
A comunicação eficiente fortalece a parceria entre o treinador e seus comandados, de modo que fica mais fácil para todos executarem as tarefas e comportamentos esperados, uma vez que eles sabem exatamente quais são as orientações do seu técnico.
Em suma, ser parceiro do seu time é saber compreender as diferentes experiências e necessidades entre os jogadores e a comissão técnica, desenvolvendo um trabalho que envolva todos na busca da satisfação coletiva em detrimento do crescimento individual.
O ebook Trabalhe com Voleibol Educacional vai ensinar com conteúdos específicos para que o professor aprenda a dar aulas de Voleibol com segurança e eficácia. Clique aqui e saiba mais!
Espero que você tenha gostado desse texto. Se quiser receber mais textos como esse, entre no grupo de Whatsapp para receber textos e informações do nosso material.
Você pode ter um material mais aprofundado sobre esse tema. A Quero Conteúdo disponibiliza dezenas de materiais sobre Educação Física para estudantes e profissionais. Entre em contato com nossa consultora clicando na imagem abaixo!
0 Comentários
Comentários ofensivos não serão publicados!