Uma das grandes vantagens do profissional de Educação Física é que ela permite diversas possibilidades de carreira. Dentre elas, o treinamento esportivo vem se destacando e fazendo com que um número maior de profissionais busquem qualificação para atuar nessa área.
O treinamento desportivo tem como objetivo principal a melhora do desempenho físico, motor e esportivo dos indivíduos praticantes de algum tipo de modalidade esportiva, seja ela uma simples corrida ou a prática de um esporte com exigências motoras mais complexas. Seja ele individual ou coletivo.
A preparação física dos atletas é um dos pilares que determinam se um jogador terá ou não sucesso em sua carreira. A habilidade técnica e o entendimento tático também são importantes. Porém, se o atleta não tem capacidade física para realizar as tarefas que estão sendo propostas, os outros dois elementos provavelmente não serão executados com eficiência.
O planejamento da preparação física completa, principalmente em esportes coletivos, deve ser organizado para que o treinador consiga observar a evolução de cada atleta. O ideal é que o preparador físico coloque em uma planilha todos os dados de desempenho dos atletas. É um trabalho gigantesco mas que traz resultados excelentes.
Qualquer esporte tem calendários, que traz os eventos mais importantes e menos importantes. Portanto, é necessário prestar atenção nesse calendário, para que a preparação física não atrapalhe o compromisso esportivo. Normalmente, um time passa por três importantes períodos durante uma temporada: a preparação, a competição e a recuperação.
O treino físico, o do dia a dia, deve considerar esses períodos e desenvolver, entre outras atividades, musculação, treinamento funcional, condicionamento físico e exercícios em água. Estas variam conforme o objetivo do treinador e, inclusive, podem sofrer alterações de atleta para atleta, principalmente por causa do risco de lesão.
É importante lembrar que os treinos específicos para as habilidades dos fundamentos de cada esporte devem estar presentes no planejamento, com o atleta também está trabalhando a parte física. Sendo assim, os preparadores também devem considerar o trabalho realizado com bola, por exemplo.
Até a próxima!
Cursos online e Ebooks de vários esportes para estudo!
Espero que você tenha gostado desse texto. Se quiser receber mais textos como esse, entre no grupo de Whatsapp para receber textos e informações do nosso material.
Você pode ter um material mais aprofundado sobre esse tema. A Quero Conteúdo disponibiliza dezenas de materiais sobre Educação Física para estudantes e profissionais. Entre em contato com nossa consultora clicando na imagem abaixo!
0 Comentários
Comentários ofensivos não serão publicados!