Sistemas Energéticos no Handebol





O handebol é um desporto no qual seus atletas deslocam-se em grande velocidade, principalmente em situação de contra-ataques e, de forma mais lenta nas movimentações de defesa, de modo a ser constituído de esforços intermitentes, de extensão variada e de periodicidade aleatória.


O jogo de handebol requer um alto desenvolvimento da potência anaeróbia (via metabólica), pois influenciam o desempenho das capacidades de velocidade e de força. O treinamento das referidas capacidades motoras é um componente importante do desempenho físico e, a esse respeito, mais atenção deve ser referida ao desenvolvimento do condicionamento físico específico (preparação física específica) dos handebolistas. Assim, o handebol, como outros desportos coletivos, envolve uma sequência de atividades que solicitam o metabolismo anaeróbio de forma determinante.


No Handebol assim como os outros esportes é necessário o treinamento antes de serem realizadas as partidas oficiais.No treinamento é realizada toda a preparação para uma partida de Handebol e por essa importância é utilizada nos treinamentos as três vias metabólicas que se predomina sendo elas: Anaeróbia Alatica, Lática, Aeróbio.


Anaeróbio Alatico

Segundo McArdle é o ATP-CP durante os primeiros 6 segundos de um exercício explosivo fracionamento Anaeróbio Lático da moeda de corrente da energia ATP e seu reservatório de energia PCR propulsionam quase imediatamente energia necessária para acionar o esforço muscular que é aplicado no treinamento de Handebol onde é passado corrida de curta duração e seqüências explosivas de esforço por 5 a 10 segundos proporcionando uma sobrecarga apropriada do sistema de energia imediata em músculos específicos.

Por isso é extremamente importante o Anaeróbio Alático pois é ela que juntamente com o Lático ira realizar a ressintese de energia da glicose.

Anaeróbio Lático

Segundo Mc Ardle, ara melhorar a capacidade do sistema de energia curto prazo do treinamento dos atletas de Handebol é necessário utilizar a via Lática do ácido lático através da sobrecarga de energia esse tipo de treinamento proporciona um estresse fisiológico considerável e requer muita motivação pois é tirada muita intensidade nos treinamentos dos atletas através de corridas e deslocamentos laterais e frontal.

Aeróbio

O Sistema Aeróbio atua durante a partida nos períodos de baixa intensidade sendo este importante para dar o suporte aos outros dois sistemas de ressíntese de ATP nos períodos de recuperação, proporcionando o prolongamento de esforço durante a recuperação este sistema responsável pelo processo de estoque na creatina fosfato e pela remoção da utilização de produtos metabólicos do sistema Anaeróbio Lático, como o Lactato com a proteínas contráteis reduz a produção de força muscular.

Estas são as três vias utilizadas no Handebol para o treinamento da equipe sendo ela do sexo masculino e feminino sendo que num período de treinamento tão intenso é necessário uma dosagem da via Aeróbia principalmente quando o atleta já estiver na exaustão segundo(Santos 1989)ai será necessário o utilização da via Aeróbia para os atletas poderem recuperar o estoque de energia que já foi gasto durante a execução de Sprints, e na execução de contra ataques.

O sucesso na maioria dos esportes depende de habilidade técnica, velocidade, força e potência musculares, além de uma série de atividades coordenadas que, juntas, constituem oesporte. Enquanto o condicionamento e o treinamento com peso podem produzir ganho de força e resistência, a velocidadee os movimentos coordenados necessitam de técnicas de treinamento especializadas.


Espero que você tenha gostado desse texto. Se quiser receber mais textos como esse, entre no grupo de Whatsapp para receber textos e informações do nosso material.

Você pode ter um material mais aprofundado sobre esse tema. A Quero Conteúdo disponibiliza dezenas de materiais sobre Educação Física para estudantes e profissionais. Entre em contato com nossa consultora clicando na imagem abaixo!


0 Comentários