Como desenvolver o Handebol através do lúdico?






O esporte é uma forma dos jovens desenvolverem várias habilidades. Além das capacidades físicas, a prática esportiva torna possível que a criança aprenda a respeitar a diversidade ao seu redor e construa soluções coletivas, tanto no ambiente escolar quanto fora dele.




Para ensinar qualquer esporte, ainda mais o HANDEBOL, as brincadeiras precisam ser incorporadas nas aulas. As crianças aprendem mais facilmente, motivadas e interessadas nas atividades.

Os conteúdos específicos do handebol podem ser classificados em: progressões, fundamentos, táticas individuais ofensivas, táticas individuais defensivas, táticas coletivas ofensivas, táticas coletivas defensivas, os postos específicos ofensivos e os postos específicos defensivos.

Através de brincadeiras e jogos adaptados podemos cumprir cada objetivo desses conteúdos.

Exemplo de atividade para iniciar o desenvolvimento de fundamentos técnicos através de atividades lúdicas.
Duração: 50 min
Material: bolas, cones, corda grande, arcos
Faixa Etária: 10 a 12 anos

Aquecimento: gol ambulante: os alunos dispostos em duas equipes, sendo que cada equipe deverá eleger o seu goleiro que ficará andando ao redor da quadra (por cima das linhas do handebol ou outras) com um arco nas mãos (elevado). 

As equipes deverão trocar passes e tentarão chegar até o seu arco para fazer um gol (jogando a bola através do arco). A outra equipe logicamente não deixará isto acontecer e vai tentar interceptar a bola e começar tudo de novo. Poderão ser colocadas duas bolas. (10 min)

Parte principal: 

  1. Atividade com grupos de 5 alunos, onde 3 estarão passando a bola entre si enquanto dois serão os "bobinhos", ao tocar na bola , troca o aluno que errou o passe (passes parabólicos por cima dos defensores não serão válidos).
  2. Dois a dois com uma das mãos dadas, os alunos deverão driblar cada um a sua bola, e tentar fazer o colega perder a bola puxando-o ou empurrando-o.
  3. Dois a dois com duas bolas deverão atravessar a quadra passando uma das bolas com as mãos e outra no chão sendo passada com os pés.
  4. Os alunos divididos em dois grupos que ficarão dispostos atrás das linhas de nove metros (um em cada). Cada aluno deverá ter uma bola, e no centro ficará uma bola de medicine ball de 3 kg. Através de arremessos terão que acertar a medicine e fazer com que ela role atravessando uma determinada linha (a ser escolhida pelo professor).

A outra equipe pode também impedir que a bola role através dos seus arremessos, e cada vez que alguma equipe conseguir fará um ponto.

Parte final: Alunos sentados em posições diversas de alongamento e o professor fará um comentário sobre um aspecto do histórico do handebol. Por exemplo: Um dos motivos pelos quais o handebol surgiu foi o fato do prof. alemão Max Reiser criar uma atividade recreativa para as operárias da fábrica da Siemens na Alemanha. Refletir sobre a preocupação com o lazer dos operários já naquela época, coisa que no Brasil começou recentemente.

Finalizando...

Para crianças, as atividades esportivas devem ter um caráter recreativo e lúdico. Isso é fundamental para que elas se sintam mais atraídas pela prática da atividade física, acompanhando as ações propostas.

Como consequência, a criança se diverte, desenvolve sua motricidade, passa a ter um melhor contato com as atividades recreativas e cria gosto pelo esporte.


Domine o Handebol na Educação, potencialize o aprendizado dos alunos mesmo que você nunca tenha trabalhado com Handebol. Clique aqui para saber mais.



Espero que você tenha gostado do texto.

Algumas dicas para profissionais:
  • Atividades para Aula de Educação Física Escolar
  • Cursos e Ebooks sobre Esportes Educacional
  • Cursos Online sobre Educação Física com ótimos preços
  • Ebooks sobre Educação Física com ótimos preços
  • Materiais de Educação Física e Esportes GRATUITOS
  • Livros sobre Educação Física com ótimos preços
  • Grupo de Whatsapp




  • Comente:

    Nenhum comentário

    Comentários ofensivos não serão publicados!