O esporte é uma forma dos jovens desenvolverem várias habilidades. Além das capacidades físicas, a prática esportiva torna possível que a criança aprenda a respeitar a diversidade ao seu redor e construa soluções coletivas, tanto no ambiente escolar quanto fora dele.
Para ensinar qualquer esporte, ainda mais o HANDEBOL, as brincadeiras precisam ser incorporadas nas aulas. As crianças aprendem mais facilmente, motivadas e interessadas nas atividades.
Os conteúdos específicos do handebol podem ser classificados em: progressões, fundamentos, táticas individuais ofensivas, táticas individuais defensivas, táticas coletivas ofensivas, táticas coletivas defensivas, os postos específicos ofensivos e os postos específicos defensivos.
Através de brincadeiras e jogos adaptados podemos cumprir cada objetivo desses conteúdos.
Exemplo de atividade para iniciar o desenvolvimento de fundamentos técnicos através de atividades lúdicas.
Duração: 50 min
Material: bolas, cones, corda grande, arcos
Faixa Etária: 10 a 12 anos
Aquecimento: gol ambulante: os alunos dispostos em duas equipes, sendo que cada equipe deverá eleger o seu goleiro que ficará andando ao redor da quadra (por cima das linhas do handebol ou outras) com um arco nas mãos (elevado).
As equipes deverão trocar passes e tentarão chegar até o seu arco para fazer um gol (jogando a bola através do arco). A outra equipe logicamente não deixará isto acontecer e vai tentar interceptar a bola e começar tudo de novo. Poderão ser colocadas duas bolas. (10 min)
Parte principal:
- Atividade com grupos de 5 alunos, onde 3 estarão passando a bola entre si enquanto dois serão os "bobinhos", ao tocar na bola , troca o aluno que errou o passe (passes parabólicos por cima dos defensores não serão válidos).
- Dois a dois com uma das mãos dadas, os alunos deverão driblar cada um a sua bola, e tentar fazer o colega perder a bola puxando-o ou empurrando-o.
- Dois a dois com duas bolas deverão atravessar a quadra passando uma das bolas com as mãos e outra no chão sendo passada com os pés.
- Os alunos divididos em dois grupos que ficarão dispostos atrás das linhas de nove metros (um em cada). Cada aluno deverá ter uma bola, e no centro ficará uma bola de medicine ball de 3 kg. Através de arremessos terão que acertar a medicine e fazer com que ela role atravessando uma determinada linha (a ser escolhida pelo professor).
A outra equipe pode também impedir que a bola role através dos seus arremessos, e cada vez que alguma equipe conseguir fará um ponto.
Parte final: Alunos sentados em posições diversas de alongamento e o professor fará um comentário sobre um aspecto do histórico do handebol. Por exemplo: Um dos motivos pelos quais o handebol surgiu foi o fato do prof. alemão Max Reiser criar uma atividade recreativa para as operárias da fábrica da Siemens na Alemanha. Refletir sobre a preocupação com o lazer dos operários já naquela época, coisa que no Brasil começou recentemente.
Finalizando...
Para crianças, as atividades esportivas devem ter um caráter recreativo e lúdico. Isso é fundamental para que elas se sintam mais atraídas pela prática da atividade física, acompanhando as ações propostas.
Como consequência, a criança se diverte, desenvolve sua motricidade, passa a ter um melhor contato com as atividades recreativas e cria gosto pelo esporte.
Domine o Handebol na Educação, potencialize o aprendizado dos alunos mesmo que você nunca tenha trabalhado com Handebol. Clique aqui para saber mais.
Espero que você tenha gostado do texto.
Nenhum comentário
Comentários ofensivos não serão publicados!